Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Estado Democrático de Direito depende de imprensa livre, afirma Sarrubbo

Acordo com entidades cria canais complementares para receber casos de violência contra jornalistas

O MPSP formalizou, nesta terça-feira (23/8), um acordo com entidades representativas da imprensa que fortalecerá a proteção aos profissionais que têm como missão informar. "O Ministério Público é uma instituição comprometida com o Estado Democrático de Direito, que depende uma uma imprensa livre", declarou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, ao justificar a assinatura do documento, que cria canais complementares para que o MPSP receba comunicação sobre episódios de violência contra jornalistas. "Juntos, faremos um grande trabalho", acrescentou o PGJ.

Para a advogada Taís Gasparian, do Instituto Tornavoz, é simbólico que a iniciativa tenha partido do Ministério Público. Ela disse que, em 2022, dois jornalistas foram assassinados no Brasil por conta de suas atividades profissionais. "A democracia está ameaçada", afirmou Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Instituto Vladimir Herzog.

Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta, Cristina Zahar, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e Maia Fortes, da Associação de Jornalismo Digital, também assinaram o acordo. "Este é um momento de grande importância para a imprensa brasileira", disse o subprocurador-geral de Justiça de Tutela Coletiva, Vidal Serrano.