Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

GAECO denuncia vereador e ex-servidor da Câmara de Campinas por corrupção

Eles são acusados de exigir propina em troca de manutenção de contrato com empresa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) denunciou, nesta quinta-feira (21/9), um vereador e um ex-secretário de Relações Institucionais da Câmara de Campinas acusados de exigir vantagens de empresas em troca de favorecimentos na renovação de contrato com o Legislativo local. Ambos poderão responder por corrupção passiva.

No documento, os promotores de Justiça Daniel Zulian, Rodrigo Lopes, Marcos Rioli, Paulo Guilherme Carolis Lima e Felipe Bertolli afirmam que os agentes públicos requisitaram R$ 30 mil para manutenção do ajuste entre a empresa de comunicação e a Câmara. Segundo os autos, o então secretário disse ao empresário que o vereador já havia recebido proposta de uma concorrente disposta a pagar R$ 1 milhão a título de propina. 

Ainda de acordo com o GAECO, alguns contratos entre a Câmara e pessoas jurídicas foram rescindidos quando da mudança na presidência da Casa.

Durante as investigações, foram autorizadas buscas e apreensões nos gabinetes e nas residências dos denunciados, assim como quebra de sigilo telemático dos envolvidos.