Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Justiça aceita primeira denúncia do GAECO contra investigados na Operação Munditia

Ao todo, 17 pessoas foram formalmente acusadas pelo Ministério Público

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) ofereceu as primeiras três denúncias decorrentes da Operação Munditia. Ao todo, 17 pessoas, entre empresários, advogados e agentes públicos, foram levadas à Justiça por organização criminosa.

A primeira denúncia já foi aceita pelo Poder Judiciário, que acatou o pedido de prisão preventiva de envolvidos em esquema dedicado a fraudes em licitações de diversas prefeituras e câmaras municipais. Os líderes de empresas ligadas ao caso também foram denunciados por integrar ou promover a facção conhecida como Primeiro Comando da Capital.

A Operação Munditia foi deflagrada no último dia 16 de abril para desarticular um grupo criminoso que agia em diversas localidades do Estado. Segundo a investigação, empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada. De acordo com promotores de Justiça, havia simulação de concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. Também há indicativos da corrupção sistemática de agentes públicos e políticos e diversos outros delitos – como fraudes documentais e lavagem de dinheiro. 

As empresas do grupo têm contratos públicos que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos.