Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP-SP participa de reunião para criar sistema integrado de localização de desaparecidos no país

O Ministério Público do Estado de São Paulo participou, na última terça-feira (8/04), da reunião, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília, para a idealização do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID). A partir do novo projeto, será disponibilizado para todos os Ministérios Públicos do país o primeiro sistema integrado do Brasil para a construção e compartilhamento de dados e estatísticas sobre pessoas desaparecidas.



Reunião no CNMP, em Brasília, reuniu MPs de diversos estados

O MP-SP foi representado pela Promotora de Justiça Eliana Vendramini, coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) em São Paulo. O PLID, criado pelo MP do Rio de Janeiro, foi implantado no Estado de São Paulo em 2013 e a meta do CNMP é que o programa esteja presente em todos os estados até dezembro deste ano.

O PLID reúne números detalhados de diferentes fontes, o que permite o rápido compartilhamento de informações com diversas instituições que enfrentam o problema do desaparecimento de pessoas. Auxilia, ainda, no processo de localização e/ou identificação de óbitos, na identificação e localização de pessoas desaparecidas e no combate eficiente do tráfico de seres humanos.

Após a reunião em Brasília, será criado um comitê para formalizar a composição do SINALID. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, também participaram os MPs dos estados do Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.