Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Operação em Rio Claro mira em organização criminosa rival da maior facção do país

Gaeco e Polícia Militar cumpriram mandados nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (17/5), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) deflagraram em Rio Claro a Operação Oposição para cumprir oito mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa formada no município do interior paulista para se contrapor à facção conhecida como Primeiro Comando da Capital, ou PCC. A rivalidade entre as gangues vinha provocando episódios de disputas entre delinquentes na cidade. 

Durante os trabalhos, as autoridades apreenderam dinheiro, celulares, armas e munições, prendendo cinco pessoas. As outras três continuam foragidas, entre elas o líder do grupo. Ele conseguiu escapar passando por um buraco aberto no muro da mansão em que morava, situada em um loteamento fechado da cidade de Ipeúna.

Segundo as investigações, tal como ocorre no PCC os integrantes do grupo criminoso de Rio Claro tinham acesso a armamento de grosso calibre, munições e coletes balísticos, apresentando vasta movimentação financeira proveniente do tráfico de drogas.  

A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo MPSP contra os oito alvos dos mandados. Além disso, foi deferido pedido de sequestro de bens no valor de R$ 12.586.000,00.