Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Procuradoria-Geral de Justiça lança 16 vídeos do projeto Perfil Mulheres MPSP

Evento ocorreu no Espaço Cultural Zuleika Sucupira, a primeira promotora da instituição

Marcando o final de março, mês no qual se celebra o Dia Internacional da Mulher, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, lançou, nesta quinta-feira (30/3), o Perfil MPSP Mulheres, uma série de 16 depoimentos de integrantes e ex-integrantes da instituição que ajudaram a construir a história do Ministério Público de São Paulo. "Eu espero entregar um Ministério Público mais igual, com mais mulheres no poder", assinalou Sarrubbo, ao encerrar o evento, que transcorreu no Espaço Cultural Zuleika Sucupira, a primeira promotora da história no Estado.  De acordo com o PGJ, a ideia surgiu lá atrás, quando ele debateu com a então chefe de Gabinete da PGJ, Susana Henriques da Costa, uma forma de valorizar as lideranças da instituição.

A secretária do Conselho Superior do MPSP, Tatiana Bicudo, definiu o encontro para o lançamento dos vídeos como "um momento muito especial". "Precisamos conhecer a nossa história. Hoje é um dia de festa", afirmou a vice-corregedora Liliana Mercadante Mortari. Além das duas, integram a série Evelise Pdroso Teixeira, Heloisa Barreiros de Souza,  Adelina Campos, Cyrdemia Botto, Dora Bussab, Ana Junqueira, Tereza Exner, Dalva Tereza da Silva, Eloisa Arruda, Vania Ballera, Joiese Salles, Marilisa Bortolin, Andreia Chiaretti e Valderez Abbud.

"É um dia de muita alegria e festa. Estou diante de mulheres que romperam barreiras", comentou Valderez. "Eu estou muito feliz de ver o tratamento que a nossa instituição dispensa aos aposentados", disse Joiese. "Importante esse olhar que você está tendo para todas essas questões", afirmou Tereza Exner sobre temas como diversidade e igualdade de gênero, dirigindo-se ao PGJ. "Eu fui feliz em todos os dias da minha carreira. Eu ainda sou promotora de Justiça", declarou Eloísa.

A promotora Flávia Flores, que prestigiou o evento, afirmou que a nova geração, da qual ela é integrante, tem a "oportunidade de dar continuidade a esse legado". "Nosso caminho ficou mais fácil graças a vocês", pontuou a procuradora Nathalie Malveiro. “Nossa instituição está cada vez mais democrática”, declarou Ana Sofia, tesoureira da Associação dos Assistente Jurídicos do Ministério Público de São Paulo.

Os depoimentos. cujos pequenos trechos foram exibidos nesta quinta, traçam a trajetória pessoal e profissional das convidadas. O secretário especial de Assuntos Eleitorais, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, informou que os vídeos estão disponíveis na página do Memorial do MPSP, que está subordinado a ele.