Link de exemplo

Voltar para Notícias

Administração Superior e Gestão

Tatiana Bicudo vai dirigir a Escola Superior do MPSP no próximo biênio

Conselho Curador definiu nome da sucessora de Oliveira e Costa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (4/12), o Conselho Curador da Escola Superior do MPSP - composto por Mario Sarrubbo (procurador-geral de Justiça), Motauri Ciocchetti de Souza (corregedor-Geral do Ministério Público de São Paulo), Mônica Desinano (representante do Órgão Especial), Jurandir Norberto Marçura (Conselho Superior), Fábio Tebecherani Kalaf (2ª Instância), Adriana Ribeiro Soares de Morais (1ª Instância) e Gustavo Pozzebon (1ª Instância) - indicou a procuradora Tatiana Bicudo para assumir a direção da unidade de ensino no próximo biênio.

Tatiana, que atualmente exerce o cargo de secretária do Conselho Superior, sucederá ao procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que esteve no posto por quatro anos. Por cerca de metade de sua gestão, Oliveira e Costa também acumulou a presidência do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministério Público do Brasil.

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1990, a nova diretora da Escola obteve o título de doutora pela mesma instituição na área de Filosofia e Teoria Geral do Direito em 2004. Autora de diversas publicações, lançou o livro Por que punir: Teoria Geral da Pena (Editora Saraiva), uma referência na área, em 2015.

Ingressou na carreira em 20 de dezembro de 1991, atuando em Piracicaba, Osasco, Cerqueira César, Caraguatatuba, Diadema e na capital. Integrou também o corpo de assessores do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) e da Escola Superior, coordenando a pós-graduação latu-sensu. Participou da implementação do Comitê Insterinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) e trabalhou no Núcleo de Atuação Integrada (NAI) que reuniu membros da Promotoria de Repressão à Sonegação Fiscal e alguns colegas de comarcas do interior, viabilizando a reversão de mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

Promoveu-se ao cargo de procuradora de Justiça em 2019, mesmo ano no qual integrou a banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público de São Paulo. Em 2022, foi eleita pela classe para o Conselho Superior, órgão da administração superior em que responde pela Secretaria.