Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Justiça condena 14 denunciados pelo GAECO na Operação Dólos

Empresários dos ramos de fardas e materiais escolares constituíram organização criminosa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) obteve a condenação de 14 pessoas ligadas a uma organização criminosa constituída para fraudar procedimentos licitatórios, exercer o cartel no mercado de fornecimentos de uniformes e materiais escolares, além de corromper agentes públicos. Atingindo empresários dos setores, trata-se da primeira sentença decorrente da Operação Dólos, deflagrada em 2021.

As investigações iniciadas na região de Franca demonstraram que o grupo atuava não apenas naquela área, mas também nas de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além do litoral paulista. O esquema envolvia inúmeras empresas, tanto de fachada quanto verdadeiras, sendo que os proprietários se ajustavam previamente para combinar os preços que seriam lançados nos procedimentos licitatórios. 

Visando a ampliar o seu poder político em prefeituras cujos contratos eram relevantes, como em Itanhaém, o grupo criminoso financiou a campanha de um de seus membros para o cargo de prefeito, sem sucesso. Essa pessoa também foi condenada por integrar a organização criminosa. 

Além desse processo, o grupo ainda responde em outros autos pelos crimes de corrupção e formação de cartel. 

A sentença criminal condenatória foi proferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Orlândia.