Rede de Enfrentamento da Fome
Criada no âmbito do gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, por meio da Portaria nº 9.902/2021-PGJ, a Rede de Enfrentamento da Fome tem como finalidade melhor conhecer o cenário da insegurança alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, criar estratégias e fomentar instrumentos de transformação desta realidade. Dentre suas atribuições, estão a elaboração de estudos e planos de prevenção, promoção de discussões e articulações com a sociedade civil, demais órgãos públicos e comunidade científica, ampliação dos canais de denúncias de violações ao direito fundamental à segurança alimentar e nutricional e construção de parcerias para a aceleração das políticas de enfrentamento dessa problemática, atentando-se à transversalidade de raça, etnia, gênero e orientação sexual, incentivando a priorização das práticas autocompositivas.
Coordenadora
Susana Henriques da Costa
Promotora de Justiça | Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva
Coordenadora da Rede de Enfrentamento da Fome
Secretárias
Cristiane Corrêa de Souza Hillal
Promotora de Justiça | Coordenadora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e de Tutela Coletiva
Secretária da Rede de Enfrentamento da Fome
Anna Trotta Yaryd
1ª Promotora de Justiça de Direitos Humanos da Capital
Secretária da Rede de Enfrentamento da Fome
Termo de Cooperação - Instituto Ethos
Informações importantes
Plano de ações da Rede de Enfrentamento da Fome
Confira o plano de ações, documento que apresenta objetivo, metas, ações urgentes e estruturais, tais como indução de políticas municipais e estaduais de segurança alimentar e nutricional, a se darem de modo transversal, interdisciplinar e integrado.
Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional
A elaboração e aprovação do primeiro Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional 2019-2023 (Plasan/SP) representa um marco histórico para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Estado de São Paulo. Confira na íntegra o documento no site do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP).
Inquérito Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A Rede Penssan realizou o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 no Brasil. A pesquisa constata a gravidade da situação, convocando as autoridades brasileiras e a sociedade a se engajar em seu enfrentamento. Confira o relatório na íntegra no site do projeto Olhe para a Fome.
Contate a Rede de Enfrentamento da Fome