Link de exemplo

Rede de Enfrentamento da Fome

Criada no âmbito do gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, por meio da Portaria nº 9.902/2021-PGJ, a Rede de Enfrentamento da Fome tem como finalidade melhor conhecer o cenário da insegurança alimentar e nutricional no Estado de São Paulo, criar estratégias e fomentar instrumentos de transformação desta realidade.  Dentre suas atribuições, estão a elaboração de estudos e planos de prevenção, promoção de discussões e articulações com a sociedade civil, demais órgãos públicos e comunidade científica, ampliação dos canais de denúncias de violações ao direito fundamental à segurança alimentar e nutricional e construção de  parcerias para a aceleração das políticas de enfrentamento dessa problemática, atentando-se à transversalidade de raça, etnia, gênero e orientação sexual, incentivando a priorização das práticas autocompositivas.

Composição

Coordenadora

Susana Henriques da Costa

Promotora de Justiça | Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva

Coordenadora da Rede de Enfrentamento da Fome

Secretárias

Cristiane Corrêa de Souza Hillal

Promotora de Justiça | Coordenadora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e de Tutela Coletiva

Secretária da Rede de Enfrentamento da Fome

Anna Trotta Yaryd

1ª Promotora de Justiça de Direitos Humanos da Capital

Secretária da Rede de Enfrentamento da Fome

Enfrentamento à fome - Roteiro de atuação institucional: conceitos e práticas
Confira roteiro para facilitar a atuação na garantia do direito humano à alimentação adequada elaborado com o apoio da Rede de Enfrentamento da Fome e do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva e do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial. 

Termo de Cooperação - Instituto Ethos

Confira o documento do termo de cooperação firmado entre o MPSP e o Instituto Ethos com o objetivo de estimular e apoiar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e o enfrentamento à fome no Estado de São Paulo.

Informações importantes

Aviso - efetivação do direito à alimentação adequada

O Conselho Nacional do Ministério Público editou a Recomendação nº 97, de 30 de maio de 2023, que dispõe sobre a atuação do Ministério Público para a efetivação do direito humano à alimentação adequada. 

Plano de ações da Rede de Enfrentamento da Fome

Confira o plano de ações, documento que apresenta objetivo, metas, ações urgentes e estruturais, tais como indução de políticas municipais e estaduais de segurança alimentar e nutricional, a se darem de modo transversal, interdisciplinar e integrado.

Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional

A elaboração e aprovação do primeiro Plano Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional 2019-2023 (Plasan/SP) representa um marco histórico para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Estado de São Paulo. Confira na íntegra o documento no site do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP).

Inquérito Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A Rede Penssan realizou o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 no Brasil. A pesquisa constata a gravidade da situação, convocando as autoridades brasileiras e a sociedade a se engajar em seu enfrentamento. Confira o relatório na íntegra no site do projeto Olhe para a Fome.

Contate a Rede de Enfrentamento da Fome