Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Em Ourinhos, homem tenta matar ex-companheira e é sentenciado a 23 anos

Segundo investigações, ele não aceitou fim do relacionamento

Chegou a 23 anos de prisão a pena determinada pela 1ª Vara Criminal de Ourinhos a um homem que esfaqueou a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento. A vítima, que havia obtido medida protetiva de urgência no dia anterior aos fatos, conseguiu escapar do ataque e pedir socorro. Levado ao Tribunal do Júri nesta quinta-feira (25/6), o réu foi sentenciado por tentativa de feminicídio praticada em contexto de violência doméstica e familiar, na presença de descendente da vítima e em descumprimento de medida protetiva.

A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Lucio Camargo de Ramos Junior, que também sustentou a tese do Ministério Público em plenário. 

Conforme o apurado, o relacionamento entre o casal havia terminado poucos dias antes do crime, após a vítima desconfiar que o então companheiro havia subtraído dinheiro destinado à compra de fraldas para o filho dela, uma pessoa com deficiência. Desde então, o homem passou a praticar uma série de atos de intimidação e violência contra a ex-companheira.

Na manhã do crime, o condenado invadiu a residência da vítima pulando o muro do imóvel e a atacou com uma faca. Mesmo ferida, a mulher conseguiu reagir, impedir a continuidade das agressões e abrir o portão da casa para pedir ajuda, fazendo com que o agressor fugisse do local. 

Além das qualificadoras reconhecidas pelo Conselho de Sentença, a pena foi aumentada porque o crime foi cometido em descumprimento de medidas protetivas de urgência, contra mulher responsável por pessoa com deficiência e na presença do filho da vítima, portador de paralisia cerebral. O réu, reincidente por violência doméstica, cumprirá a pena em regime inicial fechado e não poderá recorrer em liberdade.

Foi a primeira condenação por feminicídio na Comarca de Ourinhos desde o advento desta tipificação penal.