Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Homem que se apresenta como pastor é denunciado por aplicar golpes financeiros

Promotoria de Santana de Parnaíba apontou prejuízo de quase R$ 300 mil a uma vítima

Um homem que se apresenta como pastor e publica vídeos usando passagens bíblicas para atrair vítimas e aplicar golpes financeiros foi denunciado na última semana pela Promotoria de Justiça de Santana de Parnaíba. Se a denúncia for aceita pelo Judiciário nos termos propostos, ele responderá por estelionato por meio de fraude eletrônica.

Segundo a promotora de Justiça autora da denúncia, só em relação a uma vítima o homem provocou prejuízo de R$ 297.500,00. Nesse caso, o denunciado prometeu rendimentos muito acima dos praticados no mercado financeiro, chegando a usar o nome de um ex-presidente da República já falecido como forma de convencimento. 

Antes de agir no Estado de São Paulo, o acusado operava em Goiás angariando vítimas em cultos religiosos e oferecendo rendimentos impossíveis de serem alcançados. No Estado do centro-oeste, ele também foi alvo de processo judicial. De acordo com a denúncia, em São Paulo o homem passou a usar um canal no YouTube para seguir apresentado-se como uma autoridade religiosa ilibada para oferecer ganhos mirabolantes em investimentos inexistentes. 

"As vítimas, ludibriadas pelo uso do elemento de autoridade religiosa pelo denunciado para dar credibilidade à sua fala, facilmente entregam-lhes o dinheiro solicitado", diz a denúncia. 

A Promotoria ainda requereu a instauração de novos procedimentos investigatórios para apuração da prática do crime de organização criminosa e estelionato em relação a outras vítimas já identificadas. Ademais, outras medidas cautelares foram solicitadas com o intuito de evitar que mais pessoas caiam no golpe. Tais medidas serão oportunamente divulgadas, tendo em vista a necessidade de sigilo no momento.