Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

MP obtém condenação de “bicheiro” de Santos a 18 anos de prisão

O Ministério Público do Estado de São Paulo obteve sentença da Justiça Criminal de Santos condenando Carlos Eduardo Virtuoso a 17 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado, e a 10 meses de prisão simples, em regime inicial semiaberto. 'Carlinhos Virtuoso', como é conhecido o réu, foi condenado pela prática das infrações penais de jogo do bicho, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha armada.

Os Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) - Núcleo Santos denunciaram 'Carlinhos Virtuoso' como o responsável por banca que explora o jogo do bicho há 30 anos na Baixada Santista. De acordo com a denúncia, ele comanda mais de 200 pontos do jogo nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, movimentando mensalmente cerca de R$ 4 milhões. A atividade ilícita contava com agentes - inclusive policiais militares da reserva - que atuavam de forma armada.

O GAECO também comprovou que há anos o réu repassava parte do dinheiro obtido com a prática ilícita a policiais civis, lotados na quase totalidade das unidades policiais da região. Ele transferia cerca de R$ 165 mil por mês aos policiais, como foi expressamente reconhecido na sentença. Carlinhos Virtuoso também utilizava testas-de-ferro e empresas de fachada para lavagem dos recursos ilícitos obtidos. Por meio deles, movimentava valores e adquiria bens.

Na sentença proferida na quarta-feira (1/7), a Justiça também decretou a perda de bens registrados em nome de Virtuoso e de suas empresas, avaliados em cerca de R$ 10 milhões. Cabe recurso da decisão.

'Carlinhos Virtuoso' teve sua prisão preventiva decretada em abril de 2014 e foi preso um mês depois, escondido em uma casa de um condomínio de luxo em Mogi das Cruzes.