Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

Incumbe ao GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL - GECEP a missão constitucional de controle externo da atividade de polícia judiciária (POLÍCIA CIVIL) da Capital (SÃO PAULO/SP) - artigo 129, inciso VII, da Constituição Federal.

O GECEP tem como atual e principal foco questões macro e difusas relacionadas ao aprimoramento da atividade investigativa dos órgãos de segurança pública, e para isso, dentre outros, poderá se valer da(s)

(I) Instauração de procedimentos administrativos de fiscalização e de acompanhamento para controle da regularidade ou desenvolvimento e melhoria da atividade policial judiciária.

(II) Visitas semestrais ordinárias aos Distritos Policiais, Institutos de Criminalística e Institutos Médico-Legais da Polícia Civil e Científica do Estado de São Paulo, nos termos da Resolução nº 20, do CNMP.

(III) Preenchimento de cadastro no sítio do CNMP de todas as mortes decorrentes de intervenção policial do Estado de São Paulo, a partir de informações recebidas da Polícia Militar, Polícia Civil e Promotorias de Justiça, conforme Resolução nº 129, do CNMP, e demais atos normativos correlatos, a fim de criar uma base estatística para instruir a atuação funcional.

espaço

 

Relatório de mortes decorrentes de intervenção policial

 

COMO DENUNCIAR

 

1. Ao elaborar a denúncia, verifique os seguintes tópicos (deles dependerá o sucesso da investigação):

  • A denúncia é contra um Policial CIVIL?
  • O Fato ocorreu ou o Policial CIVIL atua na Cidade de São Paulo?
  • A denúncia poderá ser dirigida ao e-mail: gecep@mpsp.mp.br ou entregue no protocolo geral na Rua Riachuelo, 115, Sé, São Paulo/SP;
  • As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou não, havendo garantia de sigilo em caso de identificação. Importante salientar que a identificação do denunciante, em regra, permite maior aprofundamento das investigações, vez que permite o contato para a obtenção de eventuais informações complementares;
  • A denúncia deve ser objetiva e clara, mencionando, se possível, Distrito Policial dos envolvidos, nomes, apelidos, locais com endereço, datas e horários dos acontecimentos;

Observação 1: Se a denúncia envolver POLICIAL MILITAR, deverá ser encaminhada à Promotoria de Justiça Militar, que detém a atribuição institucional para apurar os fatos, através do e-mail: pjm@mpsp.mp.br ou do protocolo geral na Rua Riachuelo, 115, Sé, São Paulo/SP.

Observação 2: Se a denúncia envolver POLCIAL CIVIL de OUTRA CIDADE, deverá ser encaminhada através do e-mail da Promotoria de Justiça da Cidade ou do protocolo geral na Rua Riachuelo, 115, Sé, São Paulo/SP.

 

CONTATO

 

Telefones: (11) 3116-0710 / 3116-0711

E-mail: gecep@mpsp.mp.br

E-mail EXCLUSIVO para comunicação de mortes decorrentes de intervenção policial: gecep.mdip@mpsp.mp.br

espaço
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

espaço
espaço