espaço

Thursday , 15 de september de 2016

MPSP realiza operação que investiga fraudes em desapropriações em Indaiatuba

Buscas apreenderam contratos e valores em reais e em moedas estrangeiras
Buscas apreenderam contratos e valores em reais e em moedas estrangeiras

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo realizou uma operação de cumprimento de mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (15/9) em Indaiatuba, dentro da investigação sobre fraudes em desapropriações de imóveis pela Prefeitura local. Os seis mandados foram cumpridos em empresas da cidade e também na residência de alguns empresários. Entre o material apreendido estão cédulas de dólar, euro e libra, além de contratos e notas fiscais.

De acordo com o promotor Jandir Moura Torres Neto, do Gaeco, o objetivo da ação foi colher provas para a investigação que se desenrola desde outubro de 2015, tendo como alvo um esquema que consistia na compra de imóveis por empresas de Indaiatuba. Esses imóveis eram posteriormente desapropriados pela Prefeitura, que pagava um valor muito maior do que o desembolsado para a compra originalmente. Os recursos eram então repassados às pessoas por trás da fraude e que hoje estão sendo investigadas. "São diversos documentos que vão auxiliar na investigação, para vermos se aquilo bate com outras informações que a gente tem", afirmou Neto.

O escândalo das desapropriações em Indaiatuba ganhou repercussão quando, no ano passado, o Ministério Público apreendeu o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão em cédulas de moedas nacional e internacionais na casa de Reinaldo Nogueira, prefeito de Indaiatuba. Na ocasião, outros R$ 400 mil foram localizados na própria Prefeitura. Nogueira chegou a ser detido, assim como seu pai, Leôncio Lopes Cruz, e empresários locais.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço