espaço

Wednesday, 18 de october de 2017

Promotoria obtém decisão favorável em ação civil pública em face de construtoras

Cláusulas abusivas lesionavam os consumidores
Cláusulas abusivas lesionavam os consumidores

Em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça do Consumidor, o TJSP decidiu que seja declarada a abusividade de algumas cláusulas contratuais de empreendimentos imobiliários das empresas Cyrella e Plano&Plano. A ação civil pública é fruto de dois inquéritos civis da promotora de Justiça Ana Beatriz Pereira de Souza Frontini.

 

Foram apontadas pelas investigações cláusulas que lesavam os consumidores, dentre as quais a necessidade da contratação de empresa representante de instituição financeira que viabilizaria o financiamento imobiliário e assinatura do contrato de compra e venda; o pagamento de despesas condominiais e custos decorrentes da concessão do “Habite-se” antes da entrega das chaves; a perda em caso de cancelamento do contrato de valores próximos a 90% do montante pago e a cobrança da taxa de Serviços de Assessoria Técnica Imobiliária (Sati), referente a serviços prestados por outra empresa, que faria com que a contratação com o banco fosse mais rápida.

 

A decisão judicial torna ineficazes as cláusulas e disposições contratuais em que as empresas impunham aos consumidores a cobrança da Sati e o pagamento dos tributos e cotas condominiais antes da entrega das chaves. Além disso a determinação do TJSP proíbe as empresas de reter qualquer valor pago por inadimplência das vendedoras ou por desistência delas e de reter valores superiores a 20% do montante pago pelo consumidor em caso de desistência ou resolução contratual.

 

A decisão obriga as construtoras, ainda, a não incluírem as referidas cláusulas nos contratos celebrados, sob pena de multa de R$ 5 mil por contrato celebrado fora dos parâmetros e a interromper todas as cobranças de Sati, sob pena de R$ 500 por cobrança irregular realizada.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço