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Thursday , 15 de april de 2021

Centro de Gestão de Pessoas valoriza integrantes do MPSP

Reforma administrativa trouxe avanços ao antigo Centro de Recursos Humanos
Reforma administrativa trouxe avanços ao antigo Centro de Recursos Humanos

Recentemente publicada pela Procuradoria-Geral de Justiça, a Resolução 1.320/21 trouxe uma série de inovações visando à modernização administrativa do MPSP, permitindo que a instituição atue de maneira ainda mais eficaz em defesa da sociedade. Uma das novidades advindas do texto é a renomenclaturação do antigo Centro de Recursos Humanos que passou a ser Centro de Gestão de Pessoas (CGP). Com isso, a instituição avança na preocupação com o gerenciamento da vida profissional de todos os seus integrantes, seguindo o princípio básico de atender às necessidades e capacidades específicas de membros e servidores, desde seu ingresso até seu desligamento do Ministério Público. 

"O capital humano é o recurso mais importante que temos na instituição. Estamos trabalhando duro para servir de apoio às demais áreas, organizando cursos de capacitação e garantindo modernização estrutural e indicadores para a administração superior, buscando maior integração e adequação dos integrantes à realidade institucional", afirma Alessandra DAmico Teixeira de Freitas, diretora do CGP. Ela cita o Atendimento ao Integrante, o MPSP Produz e o Portal dos Inativos como exemplos de iniciativas, desenvolvidas em conjunto com setores como Núcleo de Comunicação e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), como exemplos de medidas voltadas a dar maior transparência e possibilitar mais participação do integrante em assuntos relacionados à respectiva carreira. 

Alessandra destaca ainda o Espaço Acolhimento MPSP, já implementado, como uma ação destinada a promover reflexões e trocas de experiências com vistas a fomentar o bem-estar de quem faz o Ministério Público de São Paulo. Ela aproveita para ressaltar os esforços empreendidos pela Diretoria-Geral, por intermédio da promotora Patrícia de Carvalho Leitão, responsável pela Coordenadoria-Geral dos Servidores, para o desenvolvimento profissional dos funcionários.

A própria Patrícia esclarece que o CGP tem como desafio identificar as lacunas de desempenho dos integrantes do MPSP e buscar, em parceria com outros órgãos e instituições, internos e externos, a valorização da força de trabalho existente, com vistas à adequação do perfil do integrante às exigências institucionais.

Para a promotora, o CGP deve ainda estimular o trabalho em equipe, a inovação, a criação e o desenvolvimento de projetos voltados à visão do Ministério Público enquanto instituição com atuação resolutiva. Segundo ela, o setor se debruça também em meios para que a proatividade e a resolutividade sejam preceitos importantes na gestão dos conflitos internos, de modo que eventuais lacunas de desempenho sejam superadas com autoconhecimento pessoal e institucional. "Além disso, deve estimular a qualidade de vida no trabalho, pois ela garante excelência, eficiência e produtividade", opina.

Ainda referindo-se aos efeitos da Resolução 1.320/21, a promotora explica que uma das mudanças diz respeito ao Setor de Pagamentos, que antes integrava o CRH e passou a chamar-se Centro de Preparação e Controle de Pagamentos de Pessoal. Com atuação apartada, o departamento tem o principal objetivo de aprimorar o fluxo de processos e dar maior segurança e transparência às informações relativas aos pagamentos dos integrantes.


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