espaço

Monday , 25 de may de 2015

MP-SP lança nova campanha publicitária sobre Desaparecidos

25 de maio é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
25 de maio é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

No Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, 25 de maio, o Ministério Público do Estado de São Paulo lança duas novas campanhas publicitárias sobre o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), mantido pela Instituição. Os primeiros espectadores serão os mais de 3 milhões de usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Os dois novos filmes, criados pela agência VML -  mesma autora da campanha lançada em 2013 (veja aqui), quando da criação do PLID –, serão exibidos, inicialmente, em 10 estações da CPTM, durante um mês. Mas também estão previstas veiculações sem emissoras de TV – aberta e fechada – no formato probono. A iniciativa também contempla cartazes, que serão fixados em 92 estações espalhadas por 22 cidades da Grande São Paulo, o que ajudará a conscientizar a sociedade sobre a importância do tema e, o principal, a localizar os desaparecidos.

Entre 2011 e 2015, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo registrou o desaparecimento de 1.701 crianças de zero a 12 anos incompletos. Todos esses casos ainda estão sem solução.

Para a Promotora de Justiça Eliana Vendramini, coordenadora do PLID, esta é mais uma forma de “aprofundar o trabalho do Ministério Público de São Paulo, que se vem se dedicando especialmente ao desaparecimento de pessoas, um problema cuja divulgação ampla e urgente é essencial".

Nos filmes “Balanço” e “Triciclo”, brinquedos aparecem vazios, em um parque e em uma praça, respectivamente, e são mostradas as sombras das crianças. Ao final, aparece uma foto com o nome de uma menina, o ano em que desapareceu e a frase “Qualquer informação ajuda”, com o endereço do MP na web para informações sobre desaparecidos.

De acordo com Taralli, “para a VML, desenvolver esta comunicação para o Ministério Público é mais que um job. É uma forma de contribuir para a conscientização das pessoas em relação a este assunto tão difícil, delicado e que necessita de toda a atenção possível”.

O que é o PLID

Idealizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o Programa foi implantando no MP de São Paulo em novembro de 2013, momento em que também foi criado o canal www.mpsp.mp.br/Desaparecidos para que a população possa noticiar casos de pessoas desaparecidas. Quanto mais casos e informações cadastrados, maior a possibilidade de cruzamento das informações e, por consequência, a localização e identificação das pessoas.

 O PLID reúne números e dados detalhados de diferentes fontes, o que permite o rápido compartilhamento de informações com diversas instituições que enfrentam o problema do desaparecimento de pessoas. Auxilia, ainda, no processo de localização e/ou identificação de óbitos, na identificação e localização de pessoas desaparecidas e no combate eficiente do tráfico de seres humanos.

Já tramita no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) projeto de implantação do PLID em todos os Ministérios Públicos do Brasil, tornando-se um banco de dados nacional e permitindo eficiente trabalho em rede.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço