espaço

Monday , 06 de july de 2015

Audiência registra 56% de aceitação de tratamento por usuários de drogas em S. J. dos Campos

Projeto Justiça Terapêutica tem boa receptividade
Projeto Justiça Terapêutica tem boa receptividade

Na audiência de Justiça Terapêutica de julho, realizada nesta segunda-feira (6) no Fórum de São José dos Campos, o projeto registrou novamente alto índice de aceitação por autores de delitos de menor potencial ofensivo ligados ao consumo abusivo de álcool ou drogas. Dos que participaram da audiência, 56,1% aderiram à proposta de tratamento para tentar se livrar da dependência química e, com isso, deixar de responder a processo criminal.

O resultado do projeto tem evoluído com a integração entre órgãos de segurança, saúde, justiça, universidades e recursos comunitários. Também devido às ferramentas de Justiça Restaurativa empregadas, pelas quais os usuários e familiares têm oportunidade de se expressar, partilhar histórias de vida e de refletir com o trabalho das equipes multidisciplinares que participam da audiência.

Na área criminal, o fluxo do projeto inicia-se na Delegacia de Polícia, em que usuários são orientados e assinam um termo em que se comprometem a comparecer com seu familiar aos plantões do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). Neste local, em parceria com universidades de psicologia, busca-se reflexão, avaliação e, se necessário, o melhor tratamento cabível para aquele usuário.

Paralelamente, o boletim de ocorrência é remetido ao Fórum e os usuários e familiares são intimados a comparecer na Audiência de Justiça Terapêutica, em que inicialmente são abordados aspectos jurídicos e de saúde em uma palestra motivacional.

Desde o seu início, em junho de 2012, o projeto Justiça Terapêutica atendeu 486 familiares e 991 usuários de drogas envolvidos processos judiciais que tramitam perante o Juizado Especial Criminal da comarca. Do total de usuários, 571 foram encaminhados para tratamento, por reflexão e escolha própria.

Agora, visando a sua ampliação na comarca, busca-se a criação do 1º Centro de Justiça Terapêutica do Estado de SP, aplicando-se o projeto a todas as demais áreas (Vara Criminal, Vara de Violência Doméstica, Vara da Família, Vara da Infância etc).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço