espaço

Wednesday, 22 de june de 2016

Retrato na Galeria dos Secretários do Conselho Superior homenageia Motauri Ciocchetti de Souza

Descerramento aconteceu em cerimônia nesta terça-feira
Descerramento aconteceu em cerimônia nesta terça-feira

Retrato na Galeria dos Secretários do Conselho Superior homenageia Motauri Ciocchetti de Souza

Retrato na Galeria dos Secretários do Conselho Superior homenageia Motauri Ciocchetti de SouzaA Galeria dos Secretários do Conselho Superior do MP ganhou, nesta terça-feira (21/06), o retrato do Procurador de Justiça Motauri Ciocchetti de Souza, que foi Secretário daquele colegiado no biênio 2014/2015. A cerimônia de descerramento do retrato aconteceu pouco antes da reunião do Conselho Superior, com a presença de dezenas de Membros do Ministério Público, autoridades e familiares do homenageado.

Em seu discurso, o Procurador de Justiça Motauri Ciocchetti de Souza comparou o Conselho Superior a um grande barco. “Não interessa se é situação ou oposição. Quando os 11 ingressam nesse barco eles estão no mesmo barco. As divergências internas podem e devem existir. O debate é salutar para o enriquecimento de qualquer ordem”, salientou. E completou dizendo que tem convicção de ter contribuído para o engrandecimento da Instituição. “Estamos irmanados com o exercício dessa função que é o MP.”

O Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, afirmou que a homenagem é especial. “Porque falar do Motauri é trazer coisas que o MP preza e tem de mais querido. Primeiro, porque o doutor Motauri representa a junção de gerações do MP e isso para nós é fundamental”, disse.

E recordou do início de sua carreira de Promotor de Justiça: “Eu lembro quando ainda éramos Promotores novos, a Doutora Nair Ciocchetti de Souza (Procuradora de Justiça aposentada e mãe do homenageado) é quem vinha conversar com a gente; dizia que os Promotores de Justiça tinham que ser respeitados, se dedicar aos processos. É uma geração que nos ensinou a ser Promotor”.

Retrato na Galeria dos Secretários do Conselho Superior homenageia Motauri Ciocchetti de SouzaO Procurador-Geral de Justiça afirmou que homenageado “é um promotor maravilhoso, com enormes qualidades que o fazem ser essa pessoa querida e esse profissional respeitado a quem estamos homenageando hoje”.

Gianpaolo Smanio também lembrou a trajetória do Doutor Motauri na Instituição.  “Ele Ingressou em janeiro de 1988, assumiu como Promotor de Justiça da 5 ªCircunscrição, atuou em Pitangueiras e, na segunda instância atuou como Promotor de Justiça auxiliar de Santos e, depois, como Promotor Curador Geral de Santos. Foi promovido a Promotor de Justiça da Capital, onde atuou nas áreas do Meio Ambiente e da Infância e Juventude.

Foi ainda por quatro anos assessor da Corregedoria-Geral e, depois, da Diretoria da Escola Superior do MP. Entre outras funções, integrou a Comissão de Atuação do Manual de Atuação Funcional do Promotor de Justiça e, em março de 2010 foi promovido a Procurador de Justiça Cível, logo se transferindo para a Procuradoria de Interesses Difusos e Coletivos, onde permanece até hoje.  Foi eleito membro do Conselho Superior do MP para o biênio 2014/2015, período em que foi Secretário do Colegiado.

De acordo com Smanio, o Doutor Motauri deu sequência ao legado da Doutora Nair. “Ele fez um grande trabalho na Instituição e ainda fará porque tem muito tempo ainda aqui no MP”, encerrou.

Retrato na Galeria dos Secretários do Conselho Superior homenageia Motauri Ciocchetti de SouzaTambém participaram da solenidade a esposa do homenageado, Andrea Chiari Ciochetti de Souza, os filhos dele Lorenzo e Thomas Chiari Cicochetti de Souza. e a mãe, Nair Ciochetti de Souza; os Subprocuradores-Gerais de Justiça José Antonio Franco da Silva (Políticas Administrativas e Institucionais); Mário Luiz Sarrubbo (Políticas Criminais) e Paulo Sérgio de Oliveira e Costa (Planejamento Institucional); o Corregedor-Geral do MP, Paulo Afonso Garrido de Paula; os Secretários Executivos José Luis Alicke (Procuradoria de Justiça Cível) e Ruy Cid Martins Vianna (Procuradoria de Justiça Criminal); o Secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça Walter Paulo Sabella; os Membros do Conselho Superior do MP, Procuradores de Justiça Tiago Cintra Zarif (Secretário), José Correia de Arruda Neto, Liliana Mercadante Mortari, Luis Paulo Sirvinskas, Luiz Antonio de Oliveira Nusdeo, Marcio Sergio Christino, Mônica de Barros Marcondes Desinano, Paulo Sérgio Puerta dos Santos e Vidal Serrano Nunes Junior;  o Diretor-Geral do MP, Promotor de Justiça Ricardo de Barros Leonel; o Secretário Executivo da PGJ, Promotor de Justiça Fábio Ramazzini Bechara, o Secretário Administrativo da PGJ, Promotor de Justiça Luiz Henrique Cardoso Dal Poz; o Presidente da Associação Paulista do MP, Felipe Locke Cavalcanti; o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional –Escola Superior do MP, Antonio Carlos da Ponte; o Ouvidor do MP-SP, Roberto Fleury de Souza Bertagni;  o ex-Corregedor-Geral  Nelson Gonzaga de Oliveira; Diretor da Revista Justitia, Wallace Paiva Martins; os Membros do CSMP no biênio 2014/2015, Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, José Oswaldo Molineiro, Mágino Alves Barbosa Filho (atual Secretário da Segurança Pública) e Maria Aparecida Berti Cunha; e Ivan Francisco Pereira Agostinho (Presidente da Corregedoria-Geral da Administração), além de Promotores e Procuradores de Justiça.

*Também com fotos cedidas pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço