espaço

Thursday , 28 de july de 2016

MP move ação por danos ambientais causados por instalação de linha de energia em S.Carlos

Promotor vê afronta a resolução do CONAMA
Promotor vê afronta a resolução do CONAMA

 

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de São Carlos,  ajuizou, no último dia 2,  ação civil pública com pedido de liminar contra COPEL (Geração e Transmissão S/A) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para suspensão das licenças prévia de instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica de 335 km de extensão, que atravessa 28 municípios.

 

Uma parte dela passa pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Corumbataí, área de reserva de cerrado. A ação é resultado de inquérito civil instaurado em 2011 para coletar provas acerca de danos ambientais causados pela intervenção da COPEL.

 

 

De acordo com o promotor Sérgio Domingos de Oliveira, a Cetesb emitiu a licença ambiental, acolhendo os argumentos da COPEL no sentido de que o traçado originário constitui alternativa com menor supressão de vegetação. Mas o Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEX) do MP concluiu que houve irregularidades no procedimento da Cetesb, que não avaliou a procedência dos argumentos da concessionária.

 

 

Segundo o promotor, a Cetesb falhou, afrontando claras disposições legais a respeito, especialmente a Resolução CONAMA 01/86. A estatal deveria ter agido preventivamente, exigindo o aprofundamento dos estudos técnicos relacionados com a supressão da vegetação e também com os efeitos dos campos eletromagnéticos na saúde da população e da fauna.

 

 

Na ação, o promotor pede a concessão de liminar para a suspensão das licenças prévia e de instalação, bem como das autorizações de supressão de vegetação nativa,  além de outras que eventualmente tenham sido emitidas pela Cetesb.

 

 

O MP também pede na ação a reparação pelos envolvidos de eventuais danos materiais e morais que já foram ou vierem a ser causados ao patrimônio ambiental legalmente protegido, em decorrência da indevida emissão das licenças prévia e de instalação.

 

 

Clique aqui para ler a ação que  tramita na Vara da Fazenda Pública de São Carlos sob nº  1008051-75.2016.8.26.0566.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço