espaço

Friday , 25 de november de 2016

PGJ denuncia prefeito de Indaiatuba por concussão e Gaeco efetua prisão

Ordem judicial foi expedida pelo Tribunal de Justiça
Ordem judicial foi expedida pelo Tribunal de Justiça

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, foi preso nesta sexta-feira (25/11) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Campinas, em cumprimento à determinação judicial proferida na véspera pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

O desembargador Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho, relator da sessão de julgamento no Tribunal de Justiça, acolheu o pedido de prisão preventiva do Ministério Público, apresentado na ocasião em que a Procuradoria-Geral de Justiça, que tem a prerrogativa de processar criminalmente os prefeitos, ofereceu nova denúncia contra Cruz. O procedimento investigatório que corre na Assessoria Jurídica de Crimes de Prefeito da Procuradoria-Geral de Justiça embasou a denúncia contra Cruz e o secretário da Administração de Indaiatuba, Núncio Lobo da Costa, pelo crime de concussão.

 

Em setembro, o Gaeco de Campinas havia realizado uma operação de cumprimento de mandados de busca e apreensão em Indaiatuba, dentro da investigação sobre fraudes em desapropriações de imóveis pela prefeitura local. Os seis mandados foram cumpridos em empresas da cidade e também na residência de alguns empresários. Entre o material apreendido, estavam cédulas de dólar, euro e libra, além de contratos e notas fiscais.

 

O escândalo das desapropriações em Indaiatuba ganhou repercussão quando, no ano passado, o Ministério Público apreendeu o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão em cédulas de moedas nacional e internacionais na casa de Cruz. Na ocasião, outros R$ 400 mil foram localizados na própria prefeitura. O prefeito chegou a ser detido, assim como seu pai, Leôncio Lopes Cruz, e empresários locais.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço