espaço

Wednesday, 30 de november de 2016

PGJ divulga nota contra emenda que trata de abuso de autoridade

Texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta
Texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta

Pouco depois de se reunir com seus pares no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, divulgou uma nota à imprensa em que expressa a preocupação do MPSP em relação aos termos da emenda aprovada na Câmara dos Deputados que desfigura as 10 Medidas de Combate à Corrução. 

De acordo com o PGJ, a emenda que trata do abuso de autoridade cerceia a atuação dos promotores e procuradores de Justiça. "Essa atitude é inaceitável", afirmou Smanio. 

A seguir, a íntegra da nota:

"Alheia à vontade popular expressa nas assinaturas de mais de 2 milhões de brasileiros que aderiram às propostas do Ministério Público com o objetivo de aperfeiçoar o ordenamento jurídico e institucional do país a fim de fortalecer o combate à corrupção, a Câmara dos Deputados decidiu desfigurar as 10 Medidas de Combate à Corrupção e aprovou uma emenda ao PL 4850/2016 que cerceia a atuação de promotores e magistrados.

Essa atitude é inaceitável. Os promotores e procuradores de Justiça, que exercem as suas prerrogativas em nome da sociedade brasileira, continuarão atuando em benefício do povo. A corrupção, enraizada em setores da vida pública brasileira, transfere diariamente recursos daqueles que menos têm para uns poucos que entendem que tudo podem.

Mas os tempos são outros. É lamentável que parte dos representantes do povo não tenha percebido isso. Nos termos em que foi aprovada, a emenda que trata do abuso de autoridade nada mais é do que um passo na direção do enfraquecimento da democracia brasileira.

O Ministério Público, em especial o de São Paulo, está pronto, como sempre esteve, a debater eventuais mudanças que possam melhorar o arcabouço legal do país. Mas o objetivo deve ser, em sintonia com a opinião pública, a busca de modernos instrumentos de combate à criminalidade e à corrupção. Não uma tentativa de reproduzir no Brasil o que se passou na Itália na esteira da Operação Mãos Limpas, quando os políticos decidiram aprovar leis no sentido de imobilizar quem combatia os malfeitos".

Aqui, temos a certeza, a história não se repetirá!"

Gianpaolo Smanio
Procurador-Geral de Justiça


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço