espaço

Wednesday, 11 de january de 2017

“Não precisamos de uma lei de abuso de autoridade dirigida a promotores”, diz corregedor em sua posse

Solenidade de posse de Paulo Afonso Garrido de Paula aconteceu nesta quarta
Solenidade de posse de Paulo Afonso Garrido de Paula aconteceu nesta quarta

Posse dos corregedores MPSP“Não precisamos de uma lei  de abuso de autoridade dirigida a promotores”. Essa frase marcou o discurso do corregedor-geral do MPSP, Paulo Afonso Garrido de Paula, empossado nesta quarta-feira (11/1) para o biênio 2017/2018, em solenidade presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, na sede da instituição, em São Paulo.

Na visão do corregedor, quem defende a tese do novo diploma legal pretende, na verdade, impedir que o trabalho do Ministério Público, especialmente no que tange ao combate à corrupção e aos atos de improbidade, seja levado a cabo. “Não é o Ministério Público que está sob ataque. É a incipiente democracia brasileira”, asseverou Garrido.

De acordo com ele, a Corregedoria tem instrumentos para corrigir eventuais desvios. “Nós não deixamos sem resposta nenhuma representação nos últimos dois anos”, declarou. Ele destacou ainda o trabalho realizado pelo corregedor nacional do Ministério Público, Claudio Henrique Portela do Rego, com quem comunga os mesmos valores. “Sua presença aqui muito me distingue.”

Garrido fez um agradecimento especial à vice-corregedora-geral, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner (foto), também reconduzida ao cargo, pela aposta num projeto realizado lá atrás. “Vossa Excelência tem a minha gratidão eterna”, afirmou o corregedor, que também homenageou os advogados citando, de maneira emocionada, a presença de seu irmão, Amadeu Roberto Garrido de Paula, na plateia.

O PGJ, em sua saudação, disse que a Corregedoria não poderia estar em melhores mãos, destacando também o trabalho de todos os assessores e dos servidores, que deram sustentação para que a atuação de Garrido e Tereza Cristina alcançasse o grau de excelência que alcançou. “Nós trabalhamos juntos para a construção da nossa instituição.”

O secretário de Justiça, Márcio Elias Rosa, afirmou que, “nesses tempos tormentosos”, a capacidade de trabalho do corregedor ganha ainda mais importância.

Para o procurador de Justiça Márcio Christino, que discursou em nome da Associação Paulista do Ministério Público, a maior prova do êxito de Garrido e Tereza Cristina foi o fato de, no ano passado, a eleição para a Corregedoria ter registrado chapa única. Isso depois de,  no pleito anterior, a disputa ter sido decidida pela diferença de um único voto. Christino atribuiu ao caráter e ao preparo técnico do corregedor as razões de seu sucesso.

O decano do Órgão Especial, Fernando José Marques, ressaltou a importância da atuação da Corregedoria, já que “os membros do Ministério Público devem satisfação à sociedade” e precisar ter uma conduta pública e privada ilibada.

O desembargador Manoel Pereira Calças, corregedor de Justiça do TJ, enfatizou que vem trabalhando “em parceria constante com o doutor Paulo”, de quem é amigo há muitos anos, e concluiu. “O Brasil tem orgulho do Ministério Público.”

O termo de posse na solenidade, prestigiada pelos ex-corregedores Arthur Cogan, Luiz Cesar Gama Pellegrini e Nelson Gonzaga de Oliveira, foi lido pelo secretário do Órgão Especial, Walter Paulo Sabella, que integrou a mesa diretora dos trabalhos.

Além dele,  do corregedor, da vice-corregedora e das autoridades que discursaram, a mesa foi constituída pelos seguintes nomes: 
Cláudio Henrique Portela do Rego (corregedor nacional do Ministério Público); Arnaldo Hossepian (membro do Conselho Nacional de Justiça); Tiago Zarif (secretário do Conselho Superior do Ministério Público); Marcos da Costa (presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil); Carlos Eduardo Cauduro Padin (corregedor regional eleitoral de São Paulo); Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho (membro do Conselho Nacional do Ministério Público); Antônio Carlos da Ponte (diretor da Escola Superior do Ministério Público); Roberto Fleury (ouvidor do MPSP); Ivan Francisco Pereira Agostinho (presidente da Corregedoria Geral da Administração); Domingos Paulo Neto (corregedor-geral da Polícia Civil) e Ana Claudia Carvalho Vigliar (corregedora assistente da Defensoria Pública).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço