espaço

Monday , 13 de february de 2017

Promotoria consegue barrar campeonato que submeteria animais a maus-tratos

Prova seria realizada em Penápolis no último sábado (11/2)
Prova seria realizada em Penápolis no último sábado (11/2)

Uma ordem judicial emitida na última sexta-feira (10/2) impediu a realização do “1º Campeonato NNPQM de Team Roping”, que seria realizado no dia seguinte, sábado (11/2), na cidade de Penápolis, e que submeteria animais como garrotes, bezerros e novilhos a maus tratos.

O evento seria realizado pelo Núcleo Noroeste Paulista Quarto de Milha,no Sítio Santa Isabel, bairro do Lageado. A Justiça atendeu a pedido do promotor de Justiça Fernando César Burghetti, que ingressou com ação civil pública ambiental em 9 de fevereiro, com pedido liminar para que a prova não ocorresse. Em caso de descumprimento, a Justiça fixou multa de R$ 10 mil por dia de evento.

O evento promoveria provas de “team roping” (laço em dupla), as quais submetem os animais a maus-tratos, golpes dolorosos, stress e crueldade. Bezerros de diversas idades são mantidos presos em brete de contenção. Ao sinal do juiz da competição, abre-se o portão do brete e um peão torce o rabo do bezerro para que este saia em disparada, momento em que dois peões o perseguem, sendo que um laça o chifre do animal e o outro, as pernas traseiras. O objetivo é causar uma tração em sentidos opostos, resultando em dilaceração muscular na cervical do animal, perfuração de globo ocular, arranchamento de orelhas e chifres, além de queimaduras por atrito na pele da cabeça e nas canelas.

A ação teve início após representação feita pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA). 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço