espaço

Tuesday , 14 de february de 2017

Promotoria de Direitos Humanos pede mudança em Escola de Administração Penitenciária

Inquérito apura irregularidades em unidade prisional
Inquérito apura irregularidades em unidade prisional

A Promotoria de Direitos Humanos da Capital expediu recomendação à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para que a pasta introduza na grade curricular da Escola de Administração Penitenciária “Doutor Luiz Camargo Wolffmann” temas sobre Direito Internacional dos Direitos Humanos relativos ao tratamento de pessoas presas. A Promotoria quer ainda que a secretaria implemente mecanismos de fiscalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual, fornecidos por empresas contratadas, pelas presidiárias que trabalham na cozinha da Penitenciária Feminina de Santana.

A recomendação é assinada pelos promotores de Justiça Eduardo Ferreira Valério e Beatriz Helena Budin Fonseca. No entendimento dos promotores, “essas duas questões estão a reclamar aprimoramentos que podem contribuir eficazmente para o pleno respeito aos direitos das pessoas presas, evitando-se violação de seus direitos fundamentais”.

Um inquérito civil instaurado na Promotoria investiga possíveis irregularidades naquele estabelecimento prisional, como condições insalubres e eventual violação a direito fundamental da pessoa presa.

As denúncias foram noticiadas ao MPSP pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, pelo Conselho da Comunidade da Capital e pela Promotoria de Justiça de Execuções Criminais. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço