espaço

Friday , 17 de february de 2017

Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo debate soluções para áreas de risco

Especialistas relataram experiências sobre o assunto
Especialistas relataram experiências sobre o assunto

Workshop áreas de riscoNa manhã desta sexta-feira (17/2) o Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (CAO-UMA) promoveu um workshop sobre áreas de risco. O auditório Luis Felippe ficou lotado de membros, servidores do MPSP e convidados para ouvir os especialistas. Na ocasião, foram abordados aspectos voltados à solução dos problemas comumente enfrentados nas investigações conduzidas pelos promotores de Justiça com atribuição na área. O tema é especialmente pertinente nesta época do ano, com chuvas intensas.

O coordenador do CAO-UMA, Luis Felipe Tegon Cerqueira Leite, explicou que se tratava do primeiro de uma série de pequenos evento que o CAO-UMA pretende fazer ao longo do ano. Com foco em questões práticas mais recorrentes nas Promotorias de Justiça, tais eventos buscarão auxiliar diretamente os membros, fornecendo subsídios para sua atuação.

A geógrafa Kátia Canil, da Universidade Federal do ABC, abordou noções sobre instrumentos para gestão de risco e abordou a
 lei federal que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Enfatizou sobre a necessidade de se conhecer os diversos instrumentos existentes para diagnóstico e enfrentamento das situações de risco.

Já o geólogo da Defesa Civil de São Bernardo do Campo, Luiz Antonio Neves Costa, contou a experiência do município sobre o assunto, além de ter falado sobre a aplicação de instrumentos previstos na legislação.


Antes do encerramento com os debates, o coordenador da Câmara Metropolitana de Gestão de Riscos da Defesa Civil de São Paulo, Ronaldo Malheiros Figueira, explicou o papel do órgão no planejamento urbano regional.  Ressaltou a importância da gestão integrada dos riscos, que envolve múltiplos aspectos, como meio ambiente, saúde, planejamento urbano, mapeamento geológico. Para tanto, é fundamental a atuação da defesa civil, que não deve se resumir apenas ao atendimento das situações emergenciais, mas participar do processo de gestão como um todo. Na oportunidade, disse que haverá convite para que o Ministério Público participe da Câmara Metropolitana de Gestão de Riscos.

O evento foi conduzido pelo coordenador e pelo assessor do CAO-UMA, respectivamente, Luis Felipe Tegon Cerqueira Leite e Marcos Roberto Funari. A gravação do workshop será oportunamente disponibilizada a todos os membros que tiverem interesse.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço