espaço

Friday , 17 de february de 2017

Rede de Atuação Protetiva identificará estrutura de saúde mental na região de Campinas

Grupo pretende verificar rede de fiscalização de serviços
Grupo pretende verificar rede de fiscalização de serviços

Reunião da Rede de Atuação Protetiva de Direitos SociaisO Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Direitos Sociais (CAO Cível e de Tutela Coletiva) realizou nesta sexta-feira (17/2) uma reunião de trabalho da Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais (RAPDS), em Campinas. Promotores de Justiça integrantes do  grupo participaram do encontro, que elegeu a saúde mental como tema de trabalho a ser analisado.

A proposta é identificar a existência de equipamentos e estruturas pública e privada (comunidades terapêuticas e outros) nos municípios da Rede de Saúde Mental com a Divisão Regional de Saúde, em conjunto com o Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT) do MPSP. Outra ideia é verificar também a rede de fiscalização, composta por conselhos municipais, estadual e órgãos de classe. Os participantes também definiram as datas de reuniões que ocorrerão este ano.

Além de promotores de Justiça de Campinas, participaram da reunião a coordenadora da Infância e Juventude e Idoso do CAO Cível, Fernanda Beatriz Gil da Silva Lopes e os promotores de Justiça e assessores do CAO Cível, área de Direitos Humanos e Direitos Sociais – Descentralizado – Walcir Paulo Kobori e Denis Henrique Silva.  


Sorocaba

Na semana passada, houve  também em Sorocaba uma reunião do Núcleo 4 da RAPDS, que está discutindo o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e suas implicações na atuação institucional do MPSP. Na reunião, foi apresentado um perfil do sistema, seu fundamento constitucional, legislação ordinária, regulamentos, a forma de gestão das ações que buscam a proteção social , a vigilância socioassistencial e defesa de direitos, além da classificação da rede por programas, serviços, projetos e benefícios, os níveis de proteção social (básica e especial), operados através do CRAS, Rede de Serviços, Benefícios Eventuais, BPC e Serviços e Projetos. A ideia é que o NAT, do MPSP, aprofunde esse estudo.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço