espaço

Thursday , 01 de june de 2017

Sistema Eletrônico de Informações começa a funcionar no MPSP

SEI! proporcionará uma economia de 140 mil processos físicos por ano
SEI! proporcionará uma economia de 140 mil processos físicos por ano

Você sabe o que é evolução? SEI!Começou a funcionar nesta quinta-feira (01/06), o SEI! - Sistema Eletrônico de Informações (confira aqui o vídeo), no Ministério Público de São Paulo. A plataforma, que tem como serviço inicial a automação dos processos de pagamento de água, é um sistema de gestão de procedimentos e documentos administrativos eletrônicos, já adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que pretende promover a sustentabilidade, rapidez, economia, facilitar o acesso às informações, aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e diminuir a burocracia. 

A principal característica do sistema é a mudança do uso do papel como suporte físico para documentos institucionais, além do compartilhamento do conhecimento com atualização e atualizações em tempo real. A partir de agora, todos os processos de pagamento de água mineral acondicionada em galões, copos ou garrafas passarão a ser criados, assinados, tramitados e concluídos eletronicamente por meio do SEI, e os atuais processos físicos de pagamento serão gradativamente encaminhados para arquivamento, após a emissão de parecer favorável pelo Centro de Finanças e Contabilidade submetido à apreciação da Diretoria-Geral, nos moldes dos trâmites vigentes.

O objetivo da Procuradoria-Geral de Justiça é que até o final de 2017 o SEI! seja utilizado em todos os procedimentos administrativos do MPSP. 

Sob a coordenação da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional em conjunto com o Centro de Gestão Estratégica (CGE) e ao CTIC, o projeto de implantação do SEI! no MPSP teve início em fevereiro de 2017 e já envolveu mais 30 áreas e cerca de 500 servidores que passaram ou estão participando dos treinamentos para a utilização do sistema.  

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI! é uma ferramenta já implantada em mais de 170 órgãos, e a sua implantação representa uma economia estimada de R$ 20 milhões, já que o sistema foi cedido sem custos ao Ministério Público. Além disso, o uso do SEI! proporcionará uma economia de 140 mil processos físicos por ano, maior integração de todos os Ministérios Públicos e economia de tempo nos processos de trabalho.

Os cartazes de divulgação do programa SEI! foram desenvolvidos pela assessoria de comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público e adaptados pelo MPSP. 

MP em Evolução - Em pouco mais de um ano da atual gestão, vem sendo crescente o trabalho de modernização e inovação tecnológica na instituição. Foi criado o novo módulo do SIS-MP o RH Digital; 2.000 novos computadores foram adquiridos; mais de 800 estações de acoplamento com notebook e modem 4G para proporcionar a experiência de mobilidade chegaram às Promotorias de Justiça que solicitaram o serviço; foi lançado o Portal da Comunicação, rede intranet do MPSP; aumento de velocidade da internet em todas as Promotorias; houve a ampliação da capacidade da caixa de e-mail; foi disponibilizado um programa para a conversão de áudio em texto, tecnologia que tem significado diminuição de horas de trabalhos gastas com transcrição de audiências; e já está funcionando o teletrabalho.

A Procuradoria-Geral de Justiça continua em constante contato com membros e servidores para que este processo de inovação aconteça ampla e horizontalmente. 

 

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço