espaço

Friday , 29 de september de 2017

MPSP abre inquérito sobre exposição do MAM com conteúdo impróprio para menores

Em uma das instalações, os visitantes são convidados a tocar um artista nu
Em uma das instalações, os visitantes são convidados a tocar um artista nu

O promotor de Justiça Eduardo Dias instaurou inquérito civil para apurar denúncias relacionadas à mostra “35ª Panorama da Arte Brasileira – 2017” do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em uma das instalações, os visitantes, inclusive os menores de idade, podem tocar o artista Wagner Schwartz, que posa sem roupa.

 

De acordo com as denúncias recebidas, como consta na portaria de instauração do inquérito, o museu “estaria expondo crianças e adolescentes a conteúdo impróprio, uma vez que um homem estaria pousando totalmente sem roupa e o público seria convidado a tocá-lo, inclusive crianças”.

 

O promotor de Justiça, que atua na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude (Setor de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos), solicita que o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça elabore parecer sobre a classificação indicativa. Ao MAM, solicita informações sobre a referida mostra e pede esclarecimentos  sobre o critério de classificação etária.

 

Ferreira também oficiou à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para obter informação para o inquérito civil e cópia do contrato de gestão. Solicita, ainda, ao Youtube e Facebook que removam os conteúdos que veiculam imagens de crianças e adolescentes na mostra.

 

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço