espaço

Wednesday, 04 de october de 2017

Coletânea aborda o potencial do Judiciário na alteração da realidade social

Promotor analisa decisão da Suprema Corte americana
Promotor analisa decisão da Suprema Corte americana

Uma decisão da Suprema Corte Americana de 2010 sobre o sistema prisional da Califórnia, onde a superlotação levou a Justiça a decidir soltar um determinado percentual de detentos após a realização de uma audiência pública envolvendo a comunidade, foi o tema da resenha escolhida pelo  promotor de Justiça Horival Marques de Freitas Junior para integrar a coletânea “O processo para solução de conflitos de interesse público”, livro editado pela Juspodivm e coordenado pela promotora de Justiça Susana Henriques da Costa, pela jurista Ada Pellegrini Grinover e pelo advogado e desembargador aposentado Kazuo Watanabe.

livro sobre conflitos de interesse público

 

No texto, o promotor demonstra o procedimento conhecido como processo civil estruturado, que se dá quando um juiz passa a usar de meios para conhecer o caso, não só para julgar, mas para construir a decisão junto com os envolvidos e depois passa a acompanhá-la para analisar seus efeitos. 

 

No prefácio, os coordenadores explicam que o livro funda-se na premissa da existência de um potencial transformador do Direito, próprio de um modelo de Estado Democrático. “Ele nega, portanto, a ideia liberal de que o Direito somente serve para reestabelecer o status quo. Mais ainda, este livro acredita no potencial do Poder Judiciário de alteração da realidade social, especialmente pelo reconhecimento e concretização de direitos fundamentais  sociais. Crê-se na possibilidade de um Judiciário independente e acessível, que tenha capacidade de dialogar com os demais Poderes, um Judiciário criativo, democrático e disposto a dar novas interpretações ao direito”, afirmam.

 

O livro contém textos já publicados e textos inéditos, escritos por estudiosos das mais diversas áreas do Direito, com enfoque predominante no Direito processual civil. É uma coletânea multidisciplinar. O livro é composto por textos doutrinários dogmáticos, por textos que contêm análise empírica e por resenhas de decisões judiciais paradigmáticas nacionais e internacionais, que permitem ao leitor obter um panorama geral crítico de como diversos ordenamentos jurídicos tratam do tema. “O propósito é que, a partir da análise de outros modelos, seja possível identificar os limites à intervenção judicial em políticas publicas e pensar em alternativas para problemas enfrentados pela realidade brasileira”, explicam os coordenadores da obra.

 

O lançamento será no dia 17 de outubro, às 18 horas, na Biblioteca César Salgado, na Rua Riachuelo, 11, na Sé, região central da capital paulista. O evento “Autores do MP” é organizado pelo Ministério Público de São Paulo e pela Associação Paulista do Ministério Público. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço