espaço

Tuesday , 17 de october de 2017

Livro aborda co-participação de instituições financeiras na reparação do meio ambiente

Obra será relançada nesta terça no evento "Autores do MP"
Obra será relançada nesta terça no evento "Autores do MP"

livro finanças sustentáveis

No livro “Finanças sustentáveis e a responsabilidade socioambiental das instituições financeiras”, editado pela Fórum, os autores trazem a inovadora ideia de estabelecer o nexo causal entre um eventual dano ambiental produzido por uma obra ou empreendimento financiados por bancos, ainda que com as licenças necessárias, e a co-responsabilidade das instituições financeiras na adequação das obras quanto à reparação dos impactos produzidos no meio ambiente, explica o promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, um dos autores dos artigos que integram a coletânea.

 

“É uma maneira inovadora de preservação.  A Lei 6.938 que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente trouxe o entendimento de que o Meio Ambiente também é considerado patrimônio público. E as empresas passam por auditorias para saber se estão em acordo com a preservação do ecossistema”, afirma Castanheiro.

 

A obra reúne artigos científicos de renomados especialistas, de diferentes setores. São contribuições de representantes da comunidade acadêmica, do Ministério Público, do Poder Judiciário, de órgãos ambientais, advogados, gestores e especialistas das áreas de risco socioambiental do setor financeiro em nível nacional e internacional. De acordo com o promotor de Justiça Fábio Sakamoto, de Tanabi, os artigos dizem respeito à necessidade de inserção da variável socioambiental na análise da concessão de crédito ao agronegócio pelas instituições financeiras.

 

“Também abordam a responsabilidade dessas instituições por eventual dano ambiental que venha a ser causado pelo tomador do empréstimo. Por essa razão, há um minucioso exame de relevantes temas de Direito Ambiental, como, por exemplo, do conceito de poluidor indireto e da sua responsabilidade, objetiva ou subjetiva, pela reparação do dano ambiental”, explica o promotor.  Por esses motivos, segundo Sakamoto, é uma obra que interessa não só à comunidade jurídica, mas também ao setor financeiro e agrícola do país.

 

A ideia da publicação da coletânea de artigos é criar e fortalecer mecanismos de mercado e de políticas públicas para o financiamento sustentável.

 

O lançamento será no dia 17 de outubro, às 18 horas, na Biblioteca César Salgado, na Rua Riachuelo, 11, na Sé, região central da capital paulista. O evento “Autores do MP” é organizado pelo Ministério Público de São Paulo e pela Associação Paulista do Ministério Público. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço