espaço

Tuesday , 12 de december de 2017

MPSP e Secretaria da Educação revelam vencedores do II Vozes pela Igualdade de Gênero

Música “Amar sem olhar a quem” foi a escolhida em votação popular via internet
Música “Amar sem olhar a quem” foi a escolhida em votação popular via internet

“Se lhe atiraram pedras, coloque o sorriso no rosto, seja mais feliz

O preconceito cega e a vida condena todo o mundo que sempre diz

Que ser negro é ser diferente e que a raça discrimina a gente

Que o pobre nunca é inocente. Pense o que esses ofendidos sentem

Eu vou lutar, por um mundo de amor, independente do credo e da cor

Eu vou lutar, por um mundo de amor, independente do gênero que for

Vou amar sem olhar a quem, ajudar a todos tão bem. Vou me sentir bem, fazer o bem”

Com esse recado de igualdade e de respeito às diversidades, o estudante Elian Flores, de 16 anos, da Escola Estadual Tonico Barão, de Fernandópolis, autor da música “Amar sem olhar a quem”, foi o vencedor na tarde desta terça-feira (12/12), do II Concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, promovido pelo MPSP em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação em todas as escolas estaduais de São Paulo durante 2017. “Estou muito feliz de poder transmitir essa mensagem de respeito por meio da minha arte”, disse Flores, que também dedicou o prêmio a todos os participantes. “Todos nós somos vencedores”, afirmou.

A premiação foi entregue pelo Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, e pelo secretário de Estado da Educação, Renato Nalini. “Nosso futuro está em ótimas mãos porque esses meninos estão fazendo um trabalho maravilhoso”, afirmou Smanio. Para Nalini, não há lugar melhor do que na educação para o reconhecimento do respeito às igualdades.

As letras de 204 músicas concorrentes receberam 170 mil votos e o concurso este ano contou com a participação de 2 mil estudantes. Na sede do MPSP, no Auditório Queiroz Filho, foram anunciadas as 10 finalistas, que foram submetidas a votação popular realizada no site da Secretaria da Educação.

Participaram da mesa de abertura do evento, além de Nalini, o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Administrativas e Institucionais, José Antonio Franco da Silva, o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, Mário Sarrubbo, a vice-corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner, a coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP, Valéria Scarance, a promotora de Justiça e 
assessora do Centro de Apoio Operacional - Direitos Humanos, Fabíola Sucasas, a subsecretária de Articulação Regional de Ensino do Estado, Valeska Toledo, e a coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo, Gisleine Caresia.

Para Sarrubbo, o concurso consagra o que é mais importante para o MPSP, que é a igualdade. “É isso o que fazemos, trazemos a sociedade para discutir a inclusão”, ressaltou. Já para Gislaine Caresia, as letras das músicas que participaram do concurso refletiram a causa maior, que é a defesa de todos os direitos. Para Tereza Exner, “o Direito e arte se uniram em prol de uma causa que é muito cara ao MPSP, que é a questão de gênero”.

Valéria Scarance disse que a realização da segunda edição do concurso é um sonho que ganhou vida em letras, acordes e instrumentos musicais. “A música não pede licença para entrar, não precisa de ordem de juiz, fala para qualquer pessoa, inclusive para quem também não quer ouvir”, disse. “Não tratar de gênero viola o princípio da proteção integral assegurado em nossa Constituição”, completou Fabíola Sucasas. As duas, juntamente com a promotora de Justiça Silvia Chakian, entregaram os prêmios para o segundo e terceiro colocados no concurso.

Estiveram presentes ainda os promotores de Justiça Fausto Junqueira, Cristiane Hilal e Zenon Tertius. A cerimônia de entrega da premiação contou ainda com a presença de dirigentes de ensino de todo o Estado, professores, estudantes, pais e parentes de alunos. 

Mais fotos da premiação estão disponíveis aqui.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço