espaço

Monday , 22 de january de 2018

MPSP obtém decretação de prisões temporárias no âmbito da Operação Judas Iscariotes

Denunciados por Promotoria praticavam tráfico em Rosana
Denunciados por Promotoria praticavam tráfico em Rosana

Após denúncia oferecida pela Promotoria de Justiça de Rosana no âmbito da segunda fase da Operação Judas Iscariotes, a Justiça converteu em temporárias as prisões preventivas de cinco envolvidos com o tráfico de drogas naquela região do Estado. São atingidos pela medida Anderson Aparecido da Silva, conhecido como "Nenê"ou "Olhos Verdes"; José Pires, Norivaldo de Oliveira Junior, vulgo "Cabeça" ou "Cabeção"; Marcelo dos Santos Teixeira e Weslei Amaral Jacubovski. Para deferir o pedido de conversão das prisões apresentado junto à denúncia pelo promotor de Justiça Renato Queiroz de Lima, o Judiciário considerou o resultado de diligências como interceptações telefônicas. 

De acordo com a Promotoria, os cinco presos e mais seis pessoas, durante os anos de 2016 e 2017, compraram, venderam, e mantiveram em depósito substâncias ilícitas para fins de consumo de terceiros, "sendo certo que tais entorpecentes eram trazidos para esta cidade de Rosana pelos acusados, e por outras pessoas ainda não identificadas, de outros estados da Federação (Paraná e Mato Grosso do Sul), o que caracteriza o tráfico de drogas interestadual, bem como que a prática dos delitos envolvia adolescentes (...)". Os crimes envolviam ainda o uso de armas de fogo. 

A Operação Judas Iscariotes foi iniciada depois de a Promotoria de Justiça de Rosana receber uma representação de cidadão dando conta de diversas pessoas que estão envolvidas com o tráfico de drogas no município. Diante da veracidade das alegações trazidas pelo representante, bem como dos elementos concretos de conhecimento da Promotoria, o membro do MPSP decidiu realizar oitivas de policiais militares da cidade, de sua confiança, em razão de estarem mais próximos da população e terem ciência de quem são os traficantes de drogas da cidade. 

Durante a primeira fase da operação, em setembro de 2017, 19 adultos foram presos em flagrante e dois adolescentes apreendidos. Na ocasião, foram apreendidos entorpecentes (70 porções de crack e de maconha), celulares, rádios comunicadores e cumpridos 30 mandados de busca, tanto em Rosana como no distrito de Porto Primavera, sendo um na casa e no escritório de um advogado. A Polícia Civil apura a ligação do grupo com outras organizações criminosas.

O nome da operação deve-se ao fato de que um dos envolvidos nos crimes virou evangélico e decidiu delatar os antigos companheiros.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço