espaço

Tuesday , 20 de march de 2018

Abertas inscrições para terceira edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero

Alunos da rede estadual devem explorar o tema "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”
Alunos da rede estadual devem explorar o tema "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”

A 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero, iniciativa do MPSP e da Secretaria de Estado de Educação, está com inscrições abertas. Em 2018, o tema da competição é "Em todos os lugares. Em pé de igualdade”, estimulando o debate e a reflexão sobre o poder das mulheres. Podem participar alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual paulista.

As inscrições podem ser feitas individualmente por cada estudante ou por grupos de até cinco. No caso de inscrições coletivas, é preciso ter ao menos uma integrante do sexo feminino. Além disso, o professor orientador deve ser indicado pelos próprios participantes. 

Na primeira fase do concurso, cada unidade de ensino participante escolherá sua canção representante. A composição vencedora dessa etapa deve ser enviada à Diretoria de Ensino até o dia 19 de junho de 2018. Em seguida, a Diretoria de Ensino indicará, até 6 de julho, as músicas que prosseguirão para a avalição na fase estadual. 

Por fim, 10 finalistas serão definidas pela comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Educação. Essas músicas serão submetidas a votação popular online no período entre 30 de julho e 13 de agosto de 2018. A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores do concurso, a grande vencedora será gravada com a produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio.

Em 2016, 
quem venceu a competição foi Nathan Pereira da Silva, da Escola Estadual Deputado Silva Prado, capital paulista. Ele é o autor de "Primeiros Passos", música que faz um convite aos homens na luta pelos direitos das mulheres: “Você não precisa ser mulher para aderir à causa”. Já em 2017, a música vencedora do Vozes Pela Igualdade de Gênero foi “Amar sem olhar a quem", de Elian Flores, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Tonico Barão, de Fernandópolis. Com versos como "o preconceito cega e a vida condena todo o mundo que sempre diz que ser negro é ser diferente e que a raça discrimina a gente", o jovem mandou um recado de igualdade e de respeito às diversidades. 

O regulamento e a lista de documentos necessários para a inscrição estão disponíveis aqui. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço