espaço

Wednesday, 25 de april de 2018

CNMP institui comitê de sistema para localização e identificação de desaparecidos

Coordenadora de programa no MPSP, promotora Eliana Vendramini participou do encontro
Coordenadora de programa no MPSP, promotora Eliana Vendramini participou do encontro

Promotora de Justiça e coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do Ministério Público de São Paulo, Eliana Vendramini participou, nesta terça-feira (24/4), em Brasília, da primeira reunião sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento reuniu representantes do Ministério Público brasileiro. 

O objetivo do encontro foi a capacitação dos gestores do sistema. Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP, a reunião teve ainda como foco o aprimoramento da atuação de membros e servidores que trabalham na implementação da ferramenta. Também foi instituído o Comitê Nacional do Sinalid, órgão deliberativo voltado à realização dos objetivos do sistema.  

Quem abriu os trabalhos por meio de um vídeo gravado foi a presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela disse que o Sinalid é o maior sistema público de garantia de direitos na área de desaparecimento e do tráfico de pessoas no país. Segundo a procuradora, historicamente o Estado brasileiro não tem conseguido dar respostas concretas às famílias de pessoas desaparecidas.
 

Raquel lembrou que o desaparecimento de pessoas é um problema com o qual milhões de cidadãos convivem diariamente. “A estimativa do Fórum Nacional de Segurança Pública é de que cerca de 700 mil pessoas desapareceram no país nos últimos nove anos”, afirmou a PGR.

Já Eliana apresentou um vídeo institucional sobre o tema, produzido pelo MPSP, e defendeu o trabalho integrado para combater a questão: “Queremos atuar como um grupo e promover o diálogo”, disse ela.  

Existe um termo de cooperação firmado pelo CNMP com todos os procuradores-gerais de Justiça do Brasil envolvendo o Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (Plid) do MPRJ, o primeiro implantado no país, e o apoio à expansão do sistema nacional para uma atuação direta no enfrentamento do fenômeno do desaparecimento. 

Como complemento à pauta do dia, houve uma apresentação técnica detalhada sobre o Sinalid e uma exposição do manual de instrução para gestão do sistema. Os representantes do MPSP e do MPRJ prepararam um material técnico para início de trabalhos conjuntos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço