espaço

Wednesday, 04 de july de 2018

MPSP pede e Justiça concede liminar protegendo Complexo Anhembi de demolição

Atuação de Promotoria garante preservação de construções
Atuação de Promotoria garante preservação de construções

Em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, a Justiça concedeu liminar protegendo o Complexo Anhembi de demolição. Com isso, fica impedida a demolição total das construções existentes no local. Já as modificações que eventualmente sejam feitas deverão seguir os termos propostos por arquiteta do Departamento do Patrimônio Histórico. 

Em 2017, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico decidiu que o Complexo Anhembi não deveria ser tombado, abrindo caminho para a desestatização do espaço e para intervenções que poderiam ser feitas no local sem consulta prévia, incluindo a demolição de edificações.

A liminar foi deferida nos termos solicitados pelo promotor de Justiça Geraldo Rangel de França Neto, que ajuizou a ação civil pública. Com isso, fica decidido, entre outros pontos, a preservação das características externas e volumetria do Palácio das Convenções, do Auditório Elis Regina e Sede Administrativa, que devem ser mantidos como referências da paisagem urbana. Quanto ao Pavilhão de Exposições, as intervenções deverão manter "testemunhos de elementos construtivos tais como pilares, treliças e coberturas, admitindo-se demolições parciais, preservando a compreensão da edificação original e sua percepção visual pela Marginal Tietê". 

As intervenções nos espaços internos do Palácio das Convenções, do Auditório Elis Regina e do Pavilhão de Exposições deverão ser preservadas, valorizando as soluções estruturais e espaciais do projeto original. 

Já os espaços abertos, jardins e espelhos d'água do projeto original deverão ser mantidos e recuperados sempre que possível. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço