espaço

Tuesday , 14 de august de 2018

PGJ destaca trajetória de Alexandre de Moraes no Ministério Público de São Paulo

Ministro do STF recebeu Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo
Ministro do STF recebeu Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo

“Uma das riquezas do Ministério Público de São Paulo é ter formado um ministro do Supremo Tribunal Federal como Alexandre de Moraes”, destacou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, em discurso na cerimônia de entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo ao ministro Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (13/8). 

Smanio recordou a trajetória do homenageado: “Durante mais de dez anos atuou como promotor de Justiça no 1º Tribunal do Júri, na Promotoria da Cidadania e na Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça. Depois, ocupou cargos públicos como presidente da antiga Febem e trabalhou na SPTrans e Companhia de Engenharia de Tráfego. Foi secretário estadual da Justiça e da Segurança Pública, ministro da Justiça e, agora, ministro do STF. Doutor Alexandre, que passou em primeiro lugar no concurso do Ministério Público de São Paulo, sempre demonstrou espírito público, sempre foi aguerrido e soube lutar por suas posições e entendimentos”. Ao finalizar, o PGJ lembrou que “o Ministério Público tem, sem dúvida nenhuma, uma distinção ao ter nos seus quadros um ministro do STF. Foi na nossa escola, do Ministério Público de São Paulo, que Alexandre de Moraes construiu um pouco da sua brilhante formação jurídica e acadêmica, e isso nos orgulha e nos engrandece”. 


O secretário de Estado da Segurança Pública, Mágino Alves, disse: “São Paulo hoje homenageia um de seus filhos mais brilhantes. Eu tive o orgulho de acompanhar a trajetória de Alexandre de Moraes, desde o seu ingresso no MPSP. É sobretudo, um homem exemplar, um amigo fiel”. 

Ao agradecer à homenagem prestada, o ministro Alexandre de Moraes destacou o papel da Câmara Municipal na administração da cidade: “É uma casa participativa, que muito contribui para a cidade São Paulo capital, o Estado e o país”. 

Além disso, o ministro do STF destacou o caráter cosmopolita da cidade de São Paulo. Esta é a maior cidade libanesa fora do Líbano, é a maior cidade japonesa fora do Japão, é a maior cidade nordestina fora do nordeste. São Paulo agrega”, ressaltou.

Ao se despedir, Alexandre de Moraes afirmou ter se sentido feliz com a homenagem, assegurando que “tudo o que puder fazer para honrar, respeitar e dignificar São Paulo no Supremo Tribunal Federal, eu farei”. 

Também estiveram presentes à cerimônia os procuradores de Justiça Olheno Scucuglia, Julio Botelho e Arnaldo Hossepian (membro do CNJ); Mágino Alves (secretário de Estado da Segurança Pública), Cesar Mecchi Morales (assessor do STF), Roberto Porto (desembargador do TJSP), Dimas Ramalho (TCE), os promotores de Justiça Fernando Kfouri (secretário administrativo da PGJ), Eronides Rodrigues dos Santos, Eliana Scucuglia e Sergio Luis Valois (MP Sergipe); o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun; o presidente do TRE, Carlos Eduardo Cauduro Padin, o presidente do TCE, Renato Martins Costa, o vice-presidente do TJSP, Arthur Marques da Silva Filho, os deputados Milton Leite Filho (estadual) e Rodrigo Garcia (federal); o senador José Serra, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e o secretário municipal de Justiça Rubens Rizek, além de vereadores, deputados, autoridades civis e militares e operadores do Direito. 

Na mesma cerimônia a desembargadora e ex-ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois foi agraciada com o título de Cidadã Paulistana. 

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço