espaço

Wednesday, 05 de september de 2018

Atuação de Promotoria garante atendimento veterinário a animais de rua em Rancharia

Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado pelo prefeito
Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado pelo prefeito

Dando cumprimento ao estabelecido em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no mês de fevereiro de 2018 entre o Ministério Público e a Prefeitura de Rancharia, diversos animais, entre cavalos, cães e gatos, receberam atendimento veterinário, incluindo tratamentos para doenças específicas, medicação, quimioterapia, castração e outras cirurgias. Os procedimentos foram realizados no Instituto Anaram - Amigos da Natureza e dos Animais de Rancharia, que vem abrigando os animais após firmar parceria com a prefeitura.

No TAC, o promotor de Justiça Raffaele de Filippo Filho destacou, entre outros aspectos, que o poder público é responsável por proteger a fauna e a flora, sendo proibidas práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. O membro do MPSP frisou ainda que a Lei Estadual 12.916, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos, estabelece que "o Poder Executivo incentivará a viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle reprodutivo de cães e gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção, e campanhas educacionais para a conscientização pública da relevância de tais atividades". 


A ação civil pública em que o TAC foi firmado tinha o intuito inicial de levar à criação do Centro de Zoonoses por parte do município. Porém, a Promotoria reconheceu que "a crise financeira atualmente suportada por todos os entes federativos e que o custo para criação e manutenção do referido Centro de Zoonose, nos termos exigidos pela legislação, poderá acarretar ao Município o déficit financeiro em outras áreas também essencialmente importantes para a população, como saúde, educação, segurança etc". 

Por isso, foi proposto projeto alternativo, em que a Prefeitura de Rancharia se comprometeu, por exemplo, a realizar campanhas educacionais para conscientizar a população sobre as consequências cíveis, criminais e administrativas do abandono ou qualquer outro tipo de maus-tratos a animais, intensificando a fiscalização para identificar e punir responsáveis por eventuais maus-tratos a animais. O TAC teve ainda como objetivo fazer com que o poder público realizasse o recolhimento, socorro, amparo e abrigo à população canina, felina, bovina, equina e caprina em situação de abandono e nas vias públicas do município de Rancharia, garantindo os cuidados necessários, como alimentação, higiene, medicamentos, vacinação e castração dos animais. 

O município assumiu também o compromisso de tomar medidas para disponibilizar os animais à adoção, mantendo abrigo próprio e com estrutura adequada para o recebimento dos bichos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço