espaço

Monday , 05 de november de 2018

Criado por promotor, Projeto Cegonha garante transporte a mães e bebês em Bauru

Iniciativa conta com trabalho realizado por voluntários
Iniciativa conta com trabalho realizado por voluntários

Como um desdobramento do Projeto Abrace, desenvolvido em Bauru pelo promotor de Justiça Enilson Komono, já está em funcionamento naquele município do interior paulista o Projeto Cegonha, que tem por objetivo garantir o transporte de mulheres de baixa renda que estão gestantes ou que acabaram de dar à luz, e que são assistidas pela Maternidade Santa Isabel. Em dois meses, a iniciativa já realizou quase 20 atendimentos.

De acordo com Komono, uma das principais frentes do Projeto Cegonha é evitar que as pacientes e seus bebês saiam da maternidade e voltem para casa a pé ou de ônibus, quando nem elas nem os parentes têm condições de arcar com o transporte. O trajeto é feito em automóveis dos aproximadamente 20 voluntários capacitados que estão cadastrados no programa.

Ainda segundo o promotor, o contato com os voluntários é feito via WhatsApp pela assistente social da maternidade, quando ela percebe a necessidade de determinada paciente por transporte. A assistente informa o dia e horário previstos para a alta e a região onde a paciente mora. O projeto conta com um bebê conforto, que fica na maternidade e é instalado no veículo no momento do embarque da mãe e da criança. Além da assistência pós-parto, o Cegonha oferece ainda transporte das mulheres de baixa renda que passam pelo pronto-atendimento da maternidade e não têm como retornar para casa após a alta.

O Projeto Abrace, que também conta com o trabalho desenvolvido por voluntários, prevê o acompanhamento de pacientes que não têm parentes e permanecem internados por um período muito longo, às vezes de mais de quatro meses, praticamente sem receber visitas. “O objetivo principal é aliviar o sofrimento de tais pacientes e auxiliar na recuperação e no conforto emocional e psicológico”, explica Komono.

Interessados em atuar como voluntários dos projetos Abrace e Cegonha devem enviar e-mail para o endereço [email protected].


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço