espaço

Tuesday , 06 de november de 2018

Encerrando temporada, mostra itinerante Retratos da Cidadania chega a Santos

Na exposição, artistas abordam atuação do Ministério Público paulista
Na exposição, artistas abordam atuação do Ministério Público paulista

Depois de passar por São Paulo, Ribeirão Preto e Sorocaba, a mostra Retratos da Cidadania chega a Santos nesta quarta-feira (7/11), data em que será realizada uma vernissage às 19 horas na Pinacoteca Benedito Calixto (Av.Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão). O local exibirá, até o dia 16 de dezembro, 15 obras artísticas inspiradas em casos emblemáticos do Ministério Público de São Paulo.

Para montar a exposição, o MPSP entrevistou promotores de Justiça de diversas áreas de todo o Estado, cidadãos diretamente beneficiados pelo trabalho da instituição e especialistas, levando esses relatos a diversos artista. “Com o propósito de aproximar o MPSP ainda mais da população, a mostra destaca a diversidade e a amplitude do trabalho da instituição, através da interação dos artistas com as causas defendidas, em diferentes áreas de interesse coletivo e regiões do Estado”, disse Fernando Taralli, presidente da VML, agência de publicidade que concebeu o projeto, na ocasião em que a exposição estreou em São Paulo, no começo do ano. 

O retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf; o impulso à criação de mais de 85 mil vagas em creches; a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera; o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres; a repatriação de mais de US$ 4 milhões em obras de arte adquiridas e desviadas ilegalmente pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira; e a cassação de políticos eleitos após o uso de candidaturas fantasmas de mulheres são algumas das histórias que inspiram a exposição. 

Os visitantes também poderão conferir todas as entrevistas, em vídeo, que foram entregues aos artistas e serviram de influência para suas produções. Histórias de mulheres atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha, programa de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica; o trabalho de combate à crise hídrica no estado de São Paulo; os relatos de catadores de material reciclável que deixaram a invisibilidade após a extinção do lixão de Presidente Prudente e a consequente abertura de um aterro controlado; a história de crianças, jovens e adultos que conquistaram o nome de seus pais por meio do projeto Encontre Seu Pai Aqui; a família que conquistou um CEP com a urbanização de uma favela em Itaquaquecetuba, e muitas outras.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço