espaço

Monday , 12 de november de 2018

Promotoria recomenda que prefeitura paulistana realize consultas fora do período de festas

Sociedade será ouvida sobre Projetos de Intervenção Urbana
Sociedade será ouvida sobre Projetos de Intervenção Urbana

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo encaminhou, no dia 8 de novembro, um ofício à Prefeitura de São Paulo com uma recomendação sobre os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), que têm “por finalidade reunir e articular os estudos técnicos necessários a promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação no Município de São Paulo”, estando previstos no artigo 134 do Plano Diretor Estratégico.  O autor da recomendação é o promotor de Justiça Roberto Luís de Oliveira Pimentel. No documento, Pimentel recomenda ao prefeito que garanta e determine que os períodos previstos no decreto para consultas públicas não coincidam com períodos de festividades populares e tradicionais, como as festas de fim de ano e o Carnaval, ou com períodos de férias, uma vez que isso poderá prejudicar o pleno exercício, pela sociedade civil, do direito à participação que é assegurado pela legislação. Para o membro do MPSP, em tais períodos há uma natural dispersão de foco e de atividades da sociedade em geral, não sendo, portanto, propícios para a publicidade de projetos como os referidos. 

Segundo o Decreto Municipal nº 56.901, de 29 de março de 2016, que dispõe sobre a elaboração de tais projetos, haverá dois períodos, de 20 dias cada um, em que, primeiramente, os documentos que precedem a elaboração do PIU e, posteriormente, sua “forma final” serão disponibilizados pelo município para consultas públicas.

De acordo com o promotor, já houve caso anterior, recentemente, de consultas públicas de PIU e outros projetos urbanísticos em períodos próximos das férias e festividades de final de ano, noticiados pela imprensa.

O inquérito civil em que a recomendação foi expedida continuará em andamento. Nele são apuradas eventuais irregularidades no que diz respeito a aspectos relacionados à elaboração dos PIUs em geral. Há diversos outros inquéritos instaurados na Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, que tratam, cada um, de PIUs específicos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço