espaço

Tuesday , 13 de november de 2018

Conselho discute propostas de priorização da atuação na área do patrimônio público

Soluções Data Analytics e Compras Públicas foram apresentadas aos conselheiros
Soluções Data Analytics e Compras Públicas foram apresentadas aos conselheiros

Em debate realizado nesta terça-feira (13/11) no Conselho Superior do Ministério Público, a instituição deu início à construção de um modo de atuação baseado no princípio da eficiência, a partir do uso de modelos preditivos que permitirão ao promotor de Justiça agir de forma preventiva nas questões de improbidade administrativa. O patrimônio público é uma das áreas com maior volume de inquéritos civis do MPSP.

O Data Analytics e Compras Públicas, apresentado aos conselheiros, vai permitir estabelecer o conceito de prioridade objetivamente com análises de risco feitas a partir de dados das compras públicas, como, por exemplo, as empresas que sempre perdem, a igualdade de propostas em diferentes editais, o volume de aditivos em contratos, dentre outros pontos. Essas análises estão sendo produzidas a partir da parceria do MPSP com o TCE e pesquisadores da FGV e Insper. A apresentação, em nome do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, foi realizada por Tiago Zarif (coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível - CAO Cível), Ernani Vilhena (assessor do CAO Cível), Sebastião Pena (coordenador do Setor de Inteligência do MPSP) e Fábio Bechara (secretário executivo da PGJ).

"O volume de trabalho é enorme. É uma convicção da Procuradoria-Geral de Justiça rever esse modelo da obrigatoriedade. Esse é um projeto que nos parece um ponto de partida", enfatizou Smanio, encerrando a troca de impressões sobre o que foi apresentado. Os conselheiros levantaram uma série de questões de natureza normativa que precisam ser enfrentadas a fim de preparar a instituição para uma nova realidade. Por sugestão do secretário do colegiado, Olheno Scucuglia, a Comissão de Revisão de Súmulas vai analisar a questão.

O corregedor-geral do MPSP, Paulo Afonso Garrido de Paula, convidou Zarif, Vilhena, Pena e Bechara para uma reunião com os seus assessores na Corregedoria. E o conselheiro Walter Sabella vai sugerir ao Órgão Especial que debata o tema em sessão programada para acompanhar a apresentação. "Nós precisamos avançar", afirmou o PGJ.

 

As fotos do debate podem ser vistas neste link.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço