espaço

Wednesday, 14 de november de 2018

Com participação do MPSP, Consema aprova criação de áreas de proteção

APA Tanquã – Rio Piracicaba e APA Barreiro Rico foram delimitadas
APA Tanquã – Rio Piracicaba e APA Barreiro Rico foram delimitadas

criação APA consema

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, reunido nesta terça (13/11), aprovou a criação da APA Tanquã – Rio Piracicaba e da APA Barreiro Rico. A área Barreiro Rico-Tanquã localiza-se no interior do Estado de São Paulo e abrange seis municípios (Botucatu, Anhembi, Piracicaba, São Pedro, Santa Maria da Serra e Dois Córregos), em bacias hidrográficas cujos rios e córregos drenam em direção ao rio Piracicaba. 

A Fazenda Barreiro Rico situada no município de Anhembi, Estado de São Paulo é uma das localidades brasileiras cuja avifauna é melhor conhecida. Localizada próxima à confluência dos rios Piracicaba e Tietê, apresenta três fragmentos de mata estacional semidecidual, com 320, 500 e 1400 hectares, pequenas matas ciliares, um enclave de cerrado strictu senso de cerca de 5 hectares, pastagens, canaviais, pomares e brejos na margem esquerda do rio Piracicaba, represado pela barragem de Barra Bonita desde 1961.

Em inventário ambiental que subsidiou os trabalhos do Consema, um total de 351 espécies de aves foram registradas nos diversos ambientes da fazenda. Ali, situam-se áreas úmidas reconhecidas como prioritárias para a conservação da biodiversidade global e estão entre os ecossistemas mais frágeis e ameaçados do planeta por estarem sujeitos a impactos antrópicos na terra e na água. Estima-se que, no mundo todo, pelo menos 50% destes ambientes tenham sido perdidos nos últimos cem anos. Para São Paulo, os remanescentes da vegetação de várzea já ocupavam apenas 0,63% do território estadual em 2001. 

As várzeas do Tanquã ocorrem no rio Piracicaba em uma planície de cujo pulso de inundação natural foi invertido em relação à sazonalidade de chuvas locais pela construção de uma barragem a jusante. No local, ocorrem 94 espécies de aves aquáticas, 16 das quais realizam movimentos migratórios, oito são ameaçadas no Estado de São Paulo. 

Desta forma, as Áreas de Proteção Ambiental criadas onde se situam a Fazenda Barreiro Rico e Fazenda São Francisco, no município de Anhembi, que abrigam grandes remanescentes de floresta estacional semidecidual com fauna e flora ameaçadas de extinção, bem como a área do Tanquã, situada no município de Piracicaba, são extremamente relevantes do ponto de vista de conservação da biodiversidade.

A criação das APAs é fruto de trabalho desenvolvido pelo Gaema Piracicaba, por conta da hidrovia Tietê-Paraná, capitaneado desde 2013 pelos promotores de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro e Alexandra Facciolli Martins, com amplo apoio da sociedade civil. 

A sessão do Consema contou com a participação do representante do MPSP, integrante do Conselho Estadual, o promotor de Justiça Marcos Roberto Funari, assessor do Centro de Apoio Operacional Cível.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço