espaço

Thursday , 17 de january de 2019

Representando uma "legião de mulheres", Tereza Exner toma posse como a primeira corregedora-geral do Ministério Público de São Paulo

"É um dia histórico", afirma o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio; Motauri é o vice
"É um dia histórico", afirma o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio; Motauri é o vice

"A vida, minha filha, só vale a pena ser vivida pelos desafios que nos apresenta e que precisam ser vencidos com dignidade e humildade". Esta frase, que recebeu como mensagem do seu pai, marcou o encerramento do discurso de posse de Tereza Exner como a primeira mulher a chegar ao cargo de corregedora-geral na história do MPSP.

 

"É um dia histórico", assinalou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio. "Doutora Tereza representa essa legião de mulheres que engrandecem o Ministério Público". Em sua manifestação, no Auditório Queiroz, na sede da instituição, Tereza anotou que "ser a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora-geral do MPSP" é uma honra. "Conclamo todos os homens e mulheres do Ministério Público a trabalharmos juntos", afirmou, para em seguida citar os princípios da qualidade, tempestividade e resolutividade da atuação dos membros da instituição como objetivos a serem alcançados.

 

O vice-corregedor-geral, Motauri Ciocchetti de Souza, também empossado nesta quarta-feira (16/1), disse que ele e Tereza veem a Corregedoria como "algo que tem estar em permanente evolução", reconhecendo a relevância do trabalho de todos os corregedores que antecederam a atual gestão - alguns deles presentes à cerimônia.

 

Paulo Afonso Garrido de Paula, que respondeu pela Corregedoria entre 2015 e 2018, optou por deixar de lado o balanço de suas realizações e expressar uma série de agradecimentos (citou nominalmente todos os promotores que o assessoraram, por exemplo) em seu discurso. "A primeira pessoa que eu gostaria de agradecer por esses quatro anos é o nosso procurador-geral de Justiça", disse, sublinhando o que classificou de um relacionamento "republicano" entre a PGJ e a Corregedoria. "Não podemos deixar de dizer que o doutor Paulo Afonso realizou um maravilhoso trabalho como corregedor", registrou, pouco depois, o PGJ. Para Garrido, Tereza tem duas qualidades fundamentais para desempenhar um grande papel à frente da Corregedoria: empatia (a capacidade de se colocar no lugar do outro) e coragem.

 

Coube à procuradora Ana Maria Napolitano, membro nato do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, proferir o discurso de saudação aos novos titulares da Corregedoria. Em Motauri, ela via qualidades desde os tempos em que o futuro promotor atuou como seu estagiário. Ana Maria destacou também "as colegas pioneiras que pavimentaram o caminho" para a chegada da doutora Tereza a um cargo tão importante, desejando sorte à corregedora. "Para que seu êxito represente o nosso êxito, das mulheres do Ministério Público paulista". Entre essas pioneiras, está Nair Ciocchetti de Souza, que ingressou no Ministério Público em uma época em que a presença das mulheres na instituição era extremamente restrita e Motauri, seu filho, tinha apenas seis anos de idade. Paula Castanheira, vice presidente da APMP, contou que "doutora Nair", já no curso de adaptação de sua turma, ensinou a todos a olhar pelos humildes.

 

A cerimônia, seguida de um coquetel na APMP, contou na mesa diretora dos trabalhos com as seguintes autoridades: Gianpaolo Smanio (procurador-geral de Justiça), Paulo Dimas (secretário da Justiça), Manoel Pereira Calças (presidente do Tribunal de Justiça), Antonio de Pádua Bertone (secretário do Órgão Especial), Motauri Ciocchetti de Souza (vice-corregedor-geral do MPSP), Fernando José Marques (decano do Órgão Especial), Olheno Scucuglia (secretário do Conselho Superior do MPSP), Paula Castanheira (vice-presidente da APMP), Rinaldo Reis de Lima (CNMP), Arnaldo Hossepian (membro do Conselho Nacional de Justiça), Renato Martins (presidente do Tribunal de Contas do Estado), Carlos Eduardo Cauduro Padin (presidente do TRE), Luiz Flávio Gomes (deputado federal eleito), Artur Marques da Silva Filho (vice-presidente do TJ), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor do TJ), David Depiné (defensor-geral), Raque Preto (OAB), Roberto Fleury (ouvidor do MPSP), Celso Jerônimo de Souza (corregedor-geral do MPAC), Cristina Margarete Mastrobuono (procuradora-geral do Estado adjunta de SP), Roberto Alves (assessor da ESMP). Renato Parreira Stetner (secretário municipal adjunto da Justiça), Tereza Exner (corregedora-geral do MPSP), Paulo Afonso Garrido de Paula (ex-corregedor-geral do MPSP).

 

Fotos da cerimônia podem ser acessadas aqui. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço