espaço

Tuesday , 26 de february de 2019

Justiça condena ex-prefeito de Araras, outras duas pessoas e empresa por improbidade

Luiz Meneghetti contratou irregularmente a Altec
Luiz Meneghetti contratou irregularmente a Altec

O Tribunal de Justiça negou provimento a recursos apresentados pelos réus em ação civil pública por improbidade administrativa, e com isso, o ex-prefeito de Araras Luiz Carlos Meneghetti, a Altec Soluções em Informática Ltda, Ederaldo Renato Schimidt Viganó e Gilson Bressan ficam condenados à devolução da importância de R$ 6.190.977,09 ao município de Araras, à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, à suspensão dos direitos políticos, à multa civil do dobro do valor a ser ressarcido e à proibição de contratar com o poder público. Além disso, foi declarada a nulidade do contrato e dos aditivos.

A condenação foi mantida pelo Tribunal de Justiça diante da comprovação de atos lesivos ao erário e de violação aos princípios da administração pública. A sentença manteve integralmente a indisponibilidade dos bens dos requeridos. 

O acórdão foi publicado no dia 20 de fevereiro, após a procuradora de Justiça Maria da Glória V. B. Gavião de Almeida ter feito a sustentação oral pelo MPSP na sessão de julgamento. 

 


A inicial da ação aponta que a contratação da empresa para prestação dos serviços de arrecadação e gestão de tributos municipais, por meio de postos de arrecadação descentralizados, foi realizada de forma irregular. Embora seis empresas tenham se interessado pelo mesmo, apenas a Altec participou. Segundo apurado, as cláusulas estabelecidas no edital visavam favorecer a companhia, o que foi apontado também pelo Tribunal de Contas. Além disso, houve apropriação indevida do valor de R$ 6.190.977,09 durante a execução do contrato.

 


 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço