espaço

Wednesday, 20 de march de 2019

Mudança social voltada ao bem comum é tema de seminário na sede do MPSP

Subprocurador destacou importância do tema para unidade institucional
Subprocurador destacou importância do tema para unidade institucional

Nesta quarta-feira (20/3), o MPSP realizou, no Auditório Queiroz Filho, edifício-sede da instituição na capital paulista, o Seminário Movimentos Essenciais. Voltado a todos que buscam contribuir, como agentes de mudança social, com um olhar voltado para o coletivo e ao bem comum, assim como a órgãos, instituições e profissionais que buscam gerar transformação social através de suas propostas, o seminário abordou ferramentas necessárias e essenciais, além de práticas que podem ser aplicadas em nossa convivência pessoal, visando à integração, rendimento e maior eficácia nos relacionamentos pessoais e na prestação de serviço. 

Na mesa de abertura estiveram o
 subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Carlos Ferreira Alves, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível, Tiago Zarif; a advogada Fabiana Quezada, o defensor público Edgar Pierini Neto e a coordenadora-geral do Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas, Maria Estela Camargo Milani. 

Segundo Oliveira e Costa, a capacitação dos integrantes do MPSP é fundamental para a unidade institucional. "Esses seminários são importantíssimos para darmos um passo a mais nisso”. Já Zarif fez questão de engrandecer a importância do evento e a parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça. 

Para apresentar a primeira parte do seminário, que tratou sobre novos paradigmas sistêmicos na Justiça, no poder público e na sociedade,
estiveram presentes a juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo Vanessa Aufiero da Rocha, Fabiana Quezada e os promotores de Justiça Leticia Lourenço Costa e Fabio Rodrigues Lima, um dos articuladores do evento. 

“Em um sistema, tudo e todos têm uma função. Uma gratidão imensa a tudo o que veio antes, pois sem o antes não há depois”, explicou Lima. Na visão de Fabiana, o pensamento de todos é sistêmico. "Cada um tem um modo de pensar, agir", opinou a advogada.

Na segunda parte, a seminarista foi Cláudia Boatti, fundadora dos Movimentos Essenciais. Com o objetivo de promover novas perspectivas de interagir com a realidade e um novo olhar para a vida, construindo uma nova forma de estar e agir nela, os Movimentos Essenciais existem através dos movimentos sistêmicos e referências das Constelações Familiares, além de outras práticas. De acordo com Cláudia, “os Movimentos Essenciais visam a uma nova forma de estar e agir na vida”.

No decorrer da apresentação, foram realizados exercícios e dinâmicas sobre o tema. 

Mais fotos do seminário estão disponíveis aqui. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço