O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, editou o Ato Normativo 1150/2019 instituindo o logotipo oficial da instituição, bem como as regras de sua aplicação. A norma, que disciplina o uso da identidade visual do MPSP, foi publicada na edição desta terça-feira (16/4) do "Diário Oficial". Com essa medida, o
Manual da Marca MPSP, lançado com o objetivo de reforçar conceitos como solidez, autonomia e a unidade institucional por meio do uso padronizado do logo, ganha caráter oficial.
Desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação do Ministério Público, o Manual da Marca MPSP estabelece parâmetros para a identidade visual da instituição detalhando diversos usos e materiais como papéis timbrados, envelopes, assinaturas de e-mail, cartões de visita, crachás e apresentações em Power Point produzidos pela instituição, destacando a importância da colaboração de membros, servidores e estagiários no respeito às diretrizes da publicação.
Até então, diferentes setores do MPSP definiam seus próprios logos para diferentes fins, o que comprometia o senso de homogeneidade do Ministério Público. Por isso, a partir de agora, todos os layouts aplicados passam a ser produzidos ou aprovados pelo Núcleo de Comunicação. A intenção (como mostra um vídeo que pode ser visto no YouTube e no Stream) é reforçar a ideia de que as diferentes áreas do Ministério Público têm suas peculiaridades, mas que, somadas, formam uma só instituição, autônoma e comprometida com a defesa dos direitos da sociedade.
Os integrantes do MPSP podem encontrar no Portal da Comunicação o logo oficial da instituição e os diferentes modelos definidos no manual. Aplicações necessárias que não foram contempladas no Manual devem ser solicitadas ao Núcleo de Comunicação, responsável pela produção.
Confira o
vídeo do Manual da Marca.