espaço

Tuesday , 14 de may de 2019

"Justiça precisa ser espelho da sociedade", diz PGJ na Faculdade Zumbi dos Palmares

Smanio recebeu Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro em solenidade pelos 131 anos da Lei Áurea
Smanio recebeu Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro em solenidade pelos 131 anos da Lei Áurea

Ao ser agraciado com a Medalha do Mérito Cívico Afro Brasileiro, concedida em solenidade realizada nesta segunda-feira (13/5) na Faculdade Zumbi dos Palmares, capital paulista, o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, afirmou que a prioridade à defesa dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 é a mais bela causa do Ministério Público de São Paulo. "É uma honra estar aqui em nome do MPSP. Contem sempre conosco na luta pela igualdade", disse. Para o PGJ, o sistema de justiça precisa ser um espelho da sociedade. 

Ao anunciar Smanio como um dos 11 homenageados da noite pelo trabalho desenvolvido para inserção da comunidade negra em todas as esferas da sociedade, o reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente, destacou a parceria firmada com o MPSP para a concretização de ações afirmativas. "O Ministério Público tem sido um espaço de inclusão", disse. A solenidade foi realizada para marcar os 131 anos da assinatura da Lei Áurea, que libertou a população escravizada no Brasil.

Para Vicente, igualdade e justiça são horizontes que precisam ser alcançados. "Vidas negras importam. E aqui é o nosso verdadeiro quilombo. Parabenizo a todos os nossos alunos. O lugar do negro é onde ele quiser", disse. 

Na ocasião, foram anunciadas novas parcerias com empresas visando à inserção de alunos e ex-alunos da Zumbi dos Palmares no mercado de trabalho. 

A cerimônia foi acompanhada pela subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Assuntos Externos, Lídia Passos; pelo reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan; o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sandro Roberto Valentini; e pelo presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi; além de empresários e representantes de entidades da sociedade civil. 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço