Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram

espaço

Wednesday, 11 de september de 2019

Justiça obriga São Sebastião a obter alvarás de creches municipais a pedido de Promotoria

Sentença estipula multa para prefeito e secretário
Sentença estipula multa para prefeito e secretário

O MPSP obteve sentença condenando a Prefeitura de São Sebastião a providenciar, em até 120 dias, os alvarás do Corpo de Bombeiros e as licenças da Vigilância Sanitária de todas as creches municipais e também da Casa de Acolhimento Flor de Lis. Caso a obrigação não seja cumprida, o prefeito e o Secretário Municipal de Educação deverão pagar multa diária de R$ 1 mil, até o limite de R$ 20 mil. 

A condenação havia sido solicitada pela promotora de Justiça Janine Rodrigues de Sousa Baldomero em ação civil ajuizada em maio deste ano após inquérito apontar que a maioria das creches conveniadas ao município não possuía as documentações próprias para o funcionamento. Em boa parte dos casos, nunca houve pedidos de vistoria e de licença nos órgãos competentes.

"No mesmo sentido, a Vigilância Sanitária apresentou relatório da situação das creches conveniadas e informou que apenas as creches de Cambury e Barra do Sahy estão com processos instaurados para obtenção das licenças", afirmou a promotora na ação. Janine destacou ainda a situação da Casa de Acolhimento Flor de Lis, que também não possui o alvará da vigilância sanitária nem do Corpo de Bombeiros.

"O certo é que não se pode aguardar por mais tempo sem a definição do poder público sobre de que forma pretende regularizar o funcionamento de suas creches conveniadas e da Casa de Acolhimento, colocando em situação de risco crianças e adolescentes, assim como os próprios funcionários", diz a ação. 

Na sentença, o Judiciário considerou que ficou comprovada nos autos "a negligência do Poder Público Municipal quanto ao dever de zelar pela regularidade e segurança dos prédios públicos referentes ás instituições de educação infantil municipal". 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço