espaço

Monday , 16 de september de 2019

Ex-diretor e ex-secretários de Indaiatuba são condenados após denúncia do MPSP

Réus cometeram crime de peculato com fraude em pedágios
Réus cometeram crime de peculato com fraude em pedágios

A pedido do Ministério Público de São Paulo, o Judiciário condenou Carlos Alberto Bargas, Silvio Roberto Lima e Núncio Lobo Costa pela prática continuada do crime de peculato. Os três réus ocuparam cargos públicos na administração de Indaiatuba (secretários municipais e diretor de Área), e foram denunciados pelo promotor de Justiça Michel Romano por terem usado, em seus veículos particulares, o dispositivo do sistema de pagamento eletrônico de pedágios da empresa SemParar que deveria ser de uso exclusivo da prefeitura daquele município. Todos foram sentenciados a seis anos de reclusão cada um, em regime inicial semiaberto, mais pagamento de multa. As penas foram aumentadas em decorrência de os denunciados ocuparem funções públicas à época dos fatos.

De acordo com a denúncia, cada réu passou sem pagar por pedágios e fez uso de estacionamentos em mais de mil ocasiões, causando um prejuízo ao erário no valor de R$ 63.067,04. "Os denunciados apropriaram-se e desviaram o dinheiro público, uma vez que, em proveito próprio, utilizaram-se do dispositivo eletrônico em praças de pedágios e estacionamentos, sendo que a fatura, posteriormente era paga com dinheiro público (...)", afirmou o promotor ao apresentara denúncia. 

Na sentença, a Justiça considerou que "o dolo é inequívoco e emerge da conduta dos acusados, os quais, de forma consciente e voluntária, faziam com que a Fazenda Municipal pagasse despesas relativas à utilização particular dos veículos de propriedade deles".


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço